São José da Laje recebe Secretários de Saúde da região e apresenta avanços aos Gestores Municípios
Nove dos onze gestores que integram a 3ª Região de Saúde participaram na sexta-feira (11) em São José da Laje da reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR). O vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Rodrigo Buarque, também secretário de Saúde de Jundiá, destacou a importância da participação dos gestores nesta instância de discussão e deliberações de assuntos relevantes para os municípios.
“É um espaço democrático que precisa ter a participação sempre efetiva do gestor. Discutimos temas como a Regulação do Estado, indicadores, passamos informes do Congresso Nacional de Secretários de Saúde que vai acontecer em julho, dentre outras pautas”, reforçou Rodrigo. Na ocasião a titular da pasta de São José da Laje, Ângela Vanessa, apresentou aos gestores alguns equipamentos de Saúde e serviços que também beneficiam cidades da Região.
A secretária ressaltou que o município tem um laboratório de análise de água vinculado ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen) que está disponível para os 11 municípios da região. Durante a visita, ela distribuiu para os gestores produtos confeccionados pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município. De acordo com Rodrigo, o município tem 24 mil habitantes e a Secretaria de Saúde dispõe de dez equipes do Programa Saúde da Família (PSF), duas unidades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Casa Maternal que atende as mães do município e Região.
A vice-presidente da 3ª Região e secretária de Santana do Mundaú, Paula Cavalcante, afirmou que o encontro foi rico e com ênfase no fortalecimento da saúde pública para a Região. A discussão incluiu ainda a exposição de esclarecimentos e informes sobre as dificuldades de acesso aos serviços de Alta e Média Complexidade nas referencias Maceió e Arapiraca; revisão dos casos de microcefalia/Zika Congênita; monitoramento das ações de combate ao Aedes aegypti; situação do glaucoma e da distribuição de fraldas geriátricas, tiras e lancetas; Mostra Brasil Aqui Tem SUS; dentre outros.
Por Assessoria