Ambulatório Follow up do Espaço Nascer é apresentado a profissionais da saúde de Arapiraca Arapiraca
Cerca de 50 profissionais de saúde do município estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (16), debatendo sobre o ambulatório de seguimento do recém-nascido de alto risco, o ambulatório Follow-up. O encontro, que faz parte da programação da Semana 100% Mamãe e Bebê, aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA).
Na oportunidade, a coordenadora do Espaço Nascer, Lousanny Caires, apresentou o serviço da unidade aos demais e explicou o funcionamento. “Com o avanço nos programas estamos conseguindo salvar muitas vidas, mas temos que nos preocupar sempre com o número de crianças com incidências de patologia. Nosso objetivo é acompanhar os recém-nascidos de alto risco de Arapiraca”, declara a coordenadora.
Ainda no encontro, a coordenadora esclareceu que o espaço visa o fortalecimento da rede de cuidados para assegurar às crianças o direito ao crescimento e desenvolvimento saudáveis, integrando a linha de cuidados de saúde da criança da atenção básica dando destaque para a vigilância à saúde e interlocução entre os níveis de atenção.
O ambulatório Follow-up no Serviço do Espaço Nascer surgiu em Arapiraca no ano de 2017, com a proposta de humanizar o atendimento ao recém-nascido de alto risco. Neste serviço vem sendo ofertado uma assistência com uma equipe multiprofissional composta por pediatras, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e assistente social, além do apoio de Especialidades médicas e dos Centros Especializados de Reabilitação.
O Espaço Nascer fica localizado na rua Floracy da Silva Barros, no bairro Alto do Cruzeiro, e funciona diariamente das 7h às 17h.
Texto: Lohuama Alves;
Foto: Lucas Ferreira;