Prefeitura lança projeto Educação Ambiental no Âmbito Escolar Municípios
Prefeitura lança projeto Educação Ambiental no Âmbito Escolar
A semana do Meio Ambiente só começa em junho, mas em Pão de Açúcar os trabalhos começam nesta sexta-feira, 18. Diariamente, minuto a minuto, sentimos a necessidade da preservação do meio ambiente, afinal de contas, é dele que tiramos o ar que respiramos, a semente que brota da terra e o alimento que torna farta nossa mesa.
Com esse pensamento e determinados a realizar um trabalho educativo e orientador com crianças e adolescentes, as Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAGRI) e a de Educação (SEMED), com a orientação e apoio do prefeito Flávio Almeida, lançam nesta sexta-feira, 18, o projeto “Educação Ambiental no Âmbito Escolar”.
O projeto trará grandes benefícios para todos. De acordo com Jordana Tenório, coordenadora de Educação Ambiental da SEMED, a intenção do projeto é diminuir ou zerar o desperdício de energia elétrica e água nas escolas da rede municipal.
Muitas vezes são as crianças que orientam seus pais. “É na escola que estes jovens aprendem as principais lições de ecologia e desenvolvem uma consciência ambiental. Vamos mobilizar o máximo de estudantes, professores, diretores, coordenadores e todos juntos iremos fazer a nossa parte como cidadão que se preocupa com o meio ambiente; este é o diferencial que o programa quer alcançar”, ressaltou o prefeito de Pão de Açúcar, Flavinho.
De 21 a 25 de maio, as secretarias visitarão todas as escolas de ensino fundamental 1 e 2 do município.
“O projeto se divide em duas etapas, a interna e a externa. Na interna, os professores irão orientar seus alunos com aulas transdisciplinares, atividades voltadas para o uso consciente do meio ambiente nas escolas, evitando o desperdício”, contou Jordana.
Na etapa externa, marcada para ocorrer no dia 5 de junho deste ano, Dia mundial do Meio Ambiente, será a apresentação e momento final do projeto, onde os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante toda a semana serão expostos no coreto da Praça da Matriz, em Pão de Açúcar.
Ainda segundo a coordenadora do projeto, Jordana Tenório, durante o ano letivo, as escolas receberão visitas regulares da coordenação Ambiental, para acompanhar e fiscalizar se as orientação e dicas estão sendo postas em prática pelos estudantes e professores.
Ascom