Programa da prefeitura de Piaçabuçu incentiva agricultura familiar local

Para incentivar a participação dos agricultores locais nas compras públicas e no plantio de produtos orgânicos na cidade, a prefeitura de Piaçabuçu vem colocando em prática  o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). É que 30% do valor repassado ao município é investido na compra direta dos produtos da agricultura familiar produzida no próprio território.

Sendo assim, os alunos das escolas municipais têm merenda garantida durante o ano letivo através da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os equipamentos, como tratores, perfuradores de solo e roçadeiras hidráulicas, serão emprestados, sem nenhum custo, para os agricultores. O produtor agrícola, José  Fortunado,  conta que a oferta das máquinas transformou a vida dele junto ao campo.

A iniciativa estimula o desenvolvimento econômico e sustentável nas comunidades rurais ao gerar uma fonte de renda importante para dezenas de famílias, segundo explicou o secretário Alípio de Araújo, da Agricultura e pesca.

“O nosso papel como secretário é está perto dos agricultores valorizando e aumentando a sua renda, porque o fornecimento direto à Secretaria de Educação deixa de fora a figura do atravessador, que compra sempre a preços baixos e comercializa a altos valores. Já com a venda direta, o agricultor consegue preços justos de seus produtos, que são negociados pelo valor de mercado”, ressaltou Alípio

Os pequenos produtores disponibilizam para a merenda escolar produtos como feijão, milho, abóbora, inhame, macaxeira, batata e coco, frutas como manga, mamão, melancia, abacate e abacaxi, além de hortaliças.

O Prefeito Djalma Beltrão falou da importância de fortalecer a agricultura familiar local e gerar emprego e renda na cidade. “ Quando priorizamos os agricultores locais, e ofertamos oportunidades de vender seus produtos com o preço justo,  melhoramos o desenvolvimento da cidade e garantimos mais  emprego e renda para todos os piaçabuçuenses, através da produção local”, destacou Djalma.

Por ASCOM PIAÇABUÇU