Projeto “Esporte que Transforma” chega em Piaçabuçu Municípios
No mês de abril, a ONG o Consolador/AEACA reiniciou as ações do Centro de Referência Esportiva de Alagoas, com aulas de esporte e formação de professores em esporte educacional, atendendo 1.860 crianças, adolescentes e jovens e 100 professores, através do projeto “Esporte que Transforma”, com o apoio da Petrobrás, que será realizado em seis cidades alagoanas, entrelaçada com suas respectivas prefeituras, entre as quais está Piaçabuçu.
Esse projeto tem como objetivo contribuir para democratização e acesso à prática do esporte educacional para crianças, adolescentes e jovens em interação com as políticas públicas e com o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Além do mais, possui como propósito qualificar os profissionais educadores e gestores, como estratégia de ampliar as atividades esportivas e contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias sociais.
Na manhã desta terça-feira (19), foi realizada a solenidade para a assinaturas do termo de compromisso que assegura a realização das ações do projeto no município, que irá atender aos alunos das escolas municipais Messias Calumby, Profª Enecila Acioli Gama e Drº Moaci Lopes Andrade, inicialmente.
Estiveram presentes na solenidade a Coordenadora do projeto “Esporte que Transforma”, Ana Fragoso, o Secretário de Educação Ariqueides Castro, o secretário de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Otávio Augusto, o Vereador Tiago Carnaúba a conselheira tutelar Maria Solidade, diretores, coordenadores, professores e alunos da rede ensino municipal.
Na ocasião, a Coordenadora do projeto, Ana Fragoso, ressaltou a forma de funcionamento das atividades. “Com parceria da Petrobrás, o projeto tem alcançado crianças do nosso Estado, e agora chegou a vez de Piaçabuçu, o que particularmente me deixou muito feliz. Serão oferecidas mais de 08 modalidades esportivas gratuitamente, cada participante receberá o fardamento e um Kit para a prática do esporte que deverá ser realizado de 2 a 3 vezes por semana, não só envolvendo o esporte, mas também a educação e cultura”, explicou.
Para o prefeito Djalma Beltrão o momento é oportuno para buscar educar as crianças e as famílias a adotarem hábitos saudáveis e simples para ter uma melhor qualidade de vida, associada a ações do lazer ligadas ao esporte. “Com essa nova perspectiva que chega à pasta da Educação no município inicia-se uma nova prática de ensinamento para nossas crianças. As ações do projeto “Esporte que transforma” tem um impacto direto no aprendizado e bem-estar dos alunos, que passam a não somente ter aulas em sala, mas também de aulas externas ministradas de forma diferente. O objetivo é despertar o conceito do lazer e esporte como ferramentas de aprendizagem”, concluiu.
O secretário de Educação, Ariqueides Castro, falou da abrangência que o projeto trará para a educação no município. “Esse projeto é de grande importância para o desenvolvimento da educação nas escolas municipais. Diante disso, agradeço a oportunidade que a ONG o Consolador está nos proporcionando. Vemos, então, a ocasião certa para alavancarmos mais ainda a educação dentro do nosso município, afinal, trabalhamos para beneficiar aos alunos. Executaremos as ações com firmeza, dedicação e competência”, finalizou.
Para a realização da matrícula é necessário ter em mãos cópias da certidão de nascimento da criança, Cpf e RG do responsável, comprovante de residência e Foto 3×4.