Cosems apoia divulgação de curso sobre entomologia prática aplicada à saúde pública Municípios
A responsável pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Carmem Lúcia Queiroz Samico, foi selecionada com mais 26 profissionais do país para participar do Curso semipresencial de entomologia prática aplicada à saúde pública a ser realizado no âmbito do projeto Aedes na Mira.
O treinamento tem carga horária de 120h, sendo 40h de forma presencial e 80h a distância, na Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal. O início curso para 1ª turma será 09 de Julho.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas – em parceria com o Conasems divulgou a abertura do curso para técnicos da Secretaria de Saúde de Maceió, representando a 1ª Macrorregião de Saúde e garantindo a representação de Alagoas neste primeiro momento. O Cosems pleiteará vaga para contemplar a 2ª macrorregião na segunda turma que acontecerá em data a definir.
Entre os objetivos estão propiciar noções básicas e intermediárias sobre biologia de insetos e vetores, identificação taxonômica de mosquitos (com ênfase em Aedes), vigilância em saúde, noções básicas e intermediarias de biossegurança, tanto de laboratório quanto de campo, além de orientações a respeito das diretrizes e competências da Coordenação Geral do Programa de Controle da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes do Ministério da Saúde (CGPNCMD/MS) com foco em vigilância entomológica e controle dos vetores.
Os selecionados precisam aguardar contato do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com as instruções e devem ter concluído a ferramenta EAD autoinstrutiva em Entomologia Aplicada à Saúde Pública. Mais informações pelo www.proepi.org.br/
AEDES NA MIRA : Na intenção de capacitar aqueles que zelam pela saúde dos brasileiros, foi formulado um modelo de capacitação a distância de Vigilância em Saúde com enfoque em ações de controle do Aedes aegypti. Essa é a segunda ferramenta disponibilizada pelo Projeto Aedes na Mira, parceria entre Conasems e ProEpi (Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo). A ferramenta foi concebida de forma a abordar com maior profundidade os principais conceitos da vigilância em saúde, compreendendo melhor seu papel nos serviços de prevenção e assistência do SUS.
Ao longo da capacitação serão discutidos aspectos importantes dos sistemas de vigilância de um ponto de vista local, regional, estadual e federal, além dos sistemas de informação em saúde mais relevantes para a gestão. Também será possível compreender as principais áreas de vigilância em saúde, suas formas de execução e como funciona a integração entre elas.
Assessoria de Comunicação do Cosems