Prefeitura de Santana do Ipanema emite nota sobre árvore suprimida na Avenida Dr. Arsênio Moreira Municípios
Prefeitura de Santana do Ipanema emite nota sobre árvore suprimida na Avenida Dr. Arsênio Moreira
A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, emitiu, na noite desta quarta-feira (11), uma nota de esclarecimento sobre uma árvore suprimida na Avenida Dr. Arsênio Moreira. Em parte da nota a Prefeitura informou que “a cada árvore arrancada, três serão plantadas” e “o vegetal em questão, o Ficus benjamina, é uma planta de origem asiática, o que não traz prejuízo para a flora nativa da região”. Veja a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, vem esclarecer que as supressões de árvores, tanto na área urbana, como na rural, é precedida de alguns procedimentos que visam embasar, tecnicamente, a prática adotada, passando inicialmente pela visita dos técnicos, posterior análise e finalizando com um Laudo Técnico, que é assinado por um Engenheiro Agrônomo e fica arquivado no setor de Meio Ambiente. Esclarecemos ainda que para cada árvore suprimida, na cidade de Santana do Ipanema, três outras são plantadas, seguindo recomendações técnicas, em locais adequados e de espécies preferencialmente nativas.
A árvore suprimida na última terça-feira (10), na Avenida Dr. Arsênio Moreira, passou por todos esses procedimentos e ficou comprovado o risco que a mesma poderia trazer para a população, pois o seu tronco encontrava-se comprometido internamente, conforme fotos e Laudo Técnico arquivado na Secretaria de Meio Ambiente (à disposição da população). Com a chegada das festividades da 56ª Festa da Juventude, evento este que traz uma grande circulação de pessoas no local, e pensando na segurança dos que transitam, a análise foi dada como prioridade e consequentemente o corte foi autorizado. Ainda, é importante que se diga que o vegetal em questão, o Ficus benjamina, é uma planta de origem asiática, o que não traz prejuízo para a flora nativa da região.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídrico aproveita para informa que a maneira correta de solicitar a supressão de uma árvore é dirigindo-se à sede da secretaria, que funciona no mesmo prédio da Emater, assinar um Requerimento específico e um Termo de Compromisso, comprometendo-se a doar três mudas de plantas, caso o pedido seja deferido, para que posteriormente haja o plantio das mesmas.
A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema vem adotando medidas que possibilitam a melhoria na parte paisagística da cidade como: recomposição da vegetação de praças, poda contínua nas ruas da cidade, replantio de árvores mortas, replantio das palmeiras da entrada da cidade e colocação de grama, plantio de espécies nativas nas margens do Rio Ipanema, contribuindo assim com a recomposição da mata ciliar, além de diversos outros projetos na área ambiental.
Certos de que estamos contribuindo para a melhoria do Meio Ambiente da nossa querida Santana do Ipanema, nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas”.
Fábio Leite
Engenheiro Agrônomo
Diretor do Sistema de Gestão Ambiental e Proteção ao Meio Ambiente
Fotos: Jean Souza
Texto: Ascom / Santana do Ipanema
Texto: Ascom / Santana do Ipanema