Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves
Desfiles pelas ruas da cidade e o grande encontro das sete filarmônicas de Marechal Deodoro marcaram a última noite de festival em homenagem ao Dia do Músico. O encerramento do 1º Grande Encontro de Filarmônicas aconteceu no Cais da Lancha, na Orla Lagunar.
As Filarmônicas Santa Cecília, Carlos Gomes, Manoel Alves de França, Nossa Senhora da Boa Viagem, Aconchego e Santa Rita dos Impossíveis seguiram em desfile pelas ruas da cidade, realizando o encontro no Cais da Lancha.
Sob os olhos atentos e arrancando aplausos do público, as Filarmônicas, formando uma grande banda, executaram dobrados e músicas regidas por cada um dos cinco maestros. Ao final de cada música regida, o maestro recebeu, como homenagem ao Dia do Músico, o Troféu Professor Manoel Alves de França.
As homenagens foram recebidas com muito carinho pelos maestros, que ressaltaram a importância da valorização da música deodorense pelo Executivo Municipal.
“Agradeço ao prefeito Cacau e ao secretário Diego Lima pelo que eles vêm fazendo pela música em nosso município. No nosso dia, Dia do Músico, só temos a agradecer e comemorar”, disse o maestro da Sociedade Musical Nossa Senhora da Boa Viagem, João de Lima.
O maestro Altamiro França, filho do maestro que dá nome ao troféu, ressaltou o trabalho do pai no município.
“Quero agradecer pela consideração e por essa homenagem ao meu pai. Seu Manoel Alves de França é um grande músico e formou muitos músicos deodorenses que hoje tocam bandas das forças armadas em vários estados do nosso pais. Hoje, minha contribuição é dar continuidade ao trabalho dele”, disse o maestro Altamiro.
Além dos maestros, também foram homenageados, a presidente da Sociedade Musical Santa Rita dos Impossíveis o mestre Zezinho Romeiro; Nelson da Rabeca; o presidente da Federação de Bandas e Fanfarras de Alagoas, Professor Paranhos; e Professor Rodrigo, da Universidade Federal de Alagoas.
O prefeito Cláudio Filho Cacau parabenizou os músicos deodorenses pelo seu dia e garantiu que irá continuar investindo na música e na cultura deodorense.
“É muito emocionante ouvir vocês tocarem todos juntos. Para Marechal Deodoro e para Alagoas é motivo de orgulho ter todas estas Filarmônicas. Tenho muita satisfação em dizer que apoio e vou continuar apoiando as filarmônicas, porque investir em música e cultura é investir no futuro dos nossos jovens e adolescentes. Vocês que fazem as filarmônicas têm um papel social muito importante com os jovens, que aprendem não só sobre música, mas sobre cidadania e o conviver em equipe. Parabéns a todos os músicos e contribuem e já contribuíram para a história de Marechal Deodoro”, disse o prefeito.
A festa foi encerrada com todos os músicos tocando em uma só sintonia a música ‘parabéns’, em seguida, os presentes, comemoraram com um bolo de dois metros, feito como mais uma forma de homenagear os músicos deodorenses.
Acompanhe outras notícias de Marechal Deodoro
Premiação do Governo do Estado reconhece escolas municipais que tenham se destacado na melhoria da qualidade do ensino, expressos pelos resultados do IDEB.
Texto: Izabelle Targino
Duas escolas municipais de Marechal Deodoro foram agraciadas com o Prêmio de Qualidade da Educação Municipal Ib Gatto Falcão, uma premiação do Governo do Estado para as escolas que se destacaram na melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, nos resultados no IDEB.
Em Marechal Deodoro, recebem o prêmio nas séries iniciais a Escola Municipal Professora Lucas, e nas séries finais, a Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo.
Para a Secretária de Educação de Marechal Deodoro, Amanda Alves, o prêmio é mais uma reconhecimento para as escolas e ajuda a incentivar as demais escolas.
“Estamos muito felizes em saber que as escolas terão esse apoio. O resultado do Ideb expressa a dedicação da comunidade escolar. O Município conseguiu atingir a meta de 2019, mostrando que podemos crescer ainda mais. Este prêmio é mais um incentivo para as escolas que irá se somar à premiação que o prefeito Cacau já realizou com as escolas com as melhores notas”, disse a secretária.
Prefeitura inicia construção de Unidade Básica de Saúde no Conjunto Gislene Matheus
A nova Unidade de Saúde será completamente equipada e irá atender mais de 700 famílias que residem no conjunto
Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves
Os moradores do Conjunto Gislene Matheus terão uma Unidade de Saúde dentro do Conjunto. O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, visitou as obras da nova Unidade Básica de Saúde que estão avançando. A unidade foi conseguida após um pleito do prefeito Cacau ao Governo Federal, em Brasília.
A obra está em fase de alvenaria, e irá atender as mais de 700 famílias da comunidade. O espaço se encaixa dentro do padrão de excelência do Ministério da Saúde, contando com consultórios médico, odontológico e de enfermagem, classificação de risco para atender pequenas urgências, sala humanizada de citologia, sala de apoio aos agentes de saúde, copa, almoxarifado, uma estrutura totalmente climatizada e com mobília nova.
O conjunto conta com 750 famílias e não tem um posto de saúde. Preocupado em atender esta demanda, o prefeito Cacau foi até Brasília e conseguiu recursos para a construção da obra, que tem previsão de ser entregue em cerca de cinco meses. Durante visita às obras, o prefeito falou da geração de emprego e renda.
“É uma obra muito importante, que vai trazer mais saúde, para a nossa comunidade. Teremos médicos, dentistas, enfermeiros, toda uma equipe de agente de saúde. A Prefeitura está buscando a melhoria na qualidade de vida do povo. Além disso, estamos construindo com trabalhadores aqui do conjunto, dando mais empregos e gerando renda”, afirmou.
Sendo um investimento de 475 mil reais em recursos do Governo Federal, a nova unidade ainda terá dois diferenciais. A estrutura contará com uma sala de observação, em que os pacientes possam ficar até 6 horas internos, somente sendo encaminhado a um hospital caso haja necessidade de internação.
A outra novidade é a implantação de recursos tecnológicos, fazendo com que exames, a exemplo do Eletrocardiograma, sejam realizados na unidade com resultados entregues em até 20 minutos.
A UBS do Gislene Matheus será totalmente informatizada. No setor de farmácia, a logística será implantada de forma automática interligado diretamente a central de abastecimento, fazendo com que nos momentos de baixo estoque de medicamentos, a reposição seja automática. Além disso, a unidade contará com uma sala de atividades coletiva com recursos multimídia para palestras e outras atividades educativas.
O espaço contará também com o apoio multiprofissional do NASF onde profissionais como Nutricionistas, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Fisioterapeuta que estarão pelo menos duas vezes por semana na unidade apoiando as atividades do médico, enfermeira e dentista.