Câmaras dos municípios do Conisul iniciam apreciação e votação de PL do consórcio Consórcios
Três câmaras de vereadores dos 17 municípios que integram o Conisul já aprovaram o Projeto de Lei que altera o protocolo de intenções do Consórcio e inclui, como um dos itens de fomento, a educação. Boca da Mata, Campo Alegre e Teotônio Vilela já passaram por sessão de apreciação e votação, tendo o PL sido aprovado.
Os demais municípios que integram o Consórcio estão com a pauta em tramitação nas Câmaras. A presidente do Conisul, Pauline Pereira, reforça que a aprovação do Projeto ainda este ano é garantia para a continuidade do projeto Melhoria da Educação, iniciativa que pretende qualificar a educação pública em todos os municípios do Conisul, por meio de estratégias que vão desde a formação de profissionais até a participação ativa dos estudantes.
O projeto é realizado pela Oficina Municipal com recursos do Itaú Social e é totalmente gratuito para os municípios. “Quanto mais rápido aprovarmos o Projeto de Lei, mas ágil a assinatura da adesão ao programa, já que o projeto Melhoria da Educação tem como um dos pré-requisitos o aval e a participação do legislativo, seja acompanhando os debates como também ajudando na tomada de decisões que envolve a política de educação no âmbito regional”, destacou.
Reunião entre prefeitos pactua ações para 2019
Na última terça-feira (04), prefeitos e secretários de educação participaram do 2• Encontro do Grupo Estratégico da Educação: Avaliação e Encerramento do ano. Neste encontro, os gestores da educação apresentaram aos prefeitos os resultados dos levantamentos dos principais desafios da educação nos municípios. A pesquisa sobre as condições atuais de ensino foi realizada nos últimos seis meses entre as escolas, alunos e equipe da Oficina Municipal.
A partir de 2019, as ações serão realizadas com foco na qualificação dos profissionais e do ensino de todos os municípios, buscando estratégias regionalizadas.
ASCOM CONISUL