Prefeitura apresenta projeto de atualização do sistema tributário do Município Arapiraca
Na manhã desta terça-feira (22), na sala de reuniões do Centro Administrativo, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria da Fazenda, apresentou o projeto de atualização do sistema tributário para um grupo de representantes de entidades do Município.
A reunião, solicitada pelo prefeito Rogério Teófilo, teve o intuito de esclarecer aos presentes a finalidade da atualização do serviço, que passa a funcionar a partir do próximo dia 29, de forma integrada com as áreas contábeis e de notas fiscais.
“A mudança significa um avanço para o Município. O objetivo é facilitar a vida dos profissionais da área contábil e dos contribuintes. Através da plataforma online, uma série de serviços relacionados à Secretaria da Fazenda estarão disponíveis e de maneira simplificada e ágil”, destacou Rogério Teófilo.
Entre os serviços estão a emissão de certidões, segundas vias de impostos, taxas e débitos, IPTU, ISS Autônomo, TLF e ITBI. O sistema online foi apresentado por Simone Alves, gerente de Projetos de TI da Abaco Tecnologia da Informação, empresa responsável pelo projeto, com a participação do secretário da Fazenda, Fernando Lôbo, e técnicos da pasta.
Entre os representantes das entidades presentes, Jordão Vieira, presidente da Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), destacou a importância do avanço.
“O sistema apresentado muda radicalmente para melhor a vida do contabilista e do contribuinte. O contador vai poder obter todos os serviços pertinentes às empresas e de forma online, sem demora. Um grande avanço que vai beneficiar, além da classe contábil, o empresariado, o prestador de serviço, o comerciante”, ressaltou.
Também acompanharam a apresentação, representantes do Sebrae/AL, CDL, Procuradoria-Geral do Município, Fecomércio/Sesi/Sanai, SMDTUR, Análise Contábil e Audicon.
O secretário da Fazenda explica que para o funcionamento do sistema há necessidade de um período para a atualização. Por isso, desta quarta-feira (23), a partir das 14h, até a próxima segunda-feira (28), os serviços abaixo serão paralisados, temporariamente:
- Emissão de Certidões;
- Emissão de Guias vencidas e a vencer;
- Emissão de taxas de Cemitério;
- Emissão de taxas de Feiras e Mercados;
- Parcelamentos de Débitos;
- Compensação;
- Restituição;
- Cadastro de Empresas;
- Cadastro de Imóveis;
- Processos de ITBI;
- Emissão de Situação Cadastral;
- Parcelamentos de Débitos em Foro.
Já em relação a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, seguirá funcionando normalmente através do link nota.arapiraca.al.gov.br. Este serviço será incorporado ao sistema integrado a partir do dia 4 de fevereiro.
Texto: Aninha Cavalcante;
Foto: Genival Silva;
ASCOM ARAPIRACA