Iniciativas do serviço de convivência oferecem benefícios e vida melhor aos arapiraquenses Arapiraca
Fortalecer elos familiares e incentivar a socialização são objetivos da Prefeitura Municipal de Arapiraca. Visando isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizou durante toda essa semana atividades em quatro Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Arapiraca.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivo as trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, além de palestras de conscientização e atendimentos . Os encontros visam estimular o processo de integração e outras vantagens.
O Cras Eva Pessoa ofereceu uma palestra sobre saúde bucal na 3ª idade para 50 usuários. O Cras da Canafístula teve uma roda de conversa sobre conscientização ambiental com 30 participantes.
Já no Cras do Brisa do Lago, 35 participantes puderam saber mais sobre pressão arterial e no Cras das Batingas 20 usuários participaram de uma palestra sobre inter geracionalidade.
“Essas atividades detectam necessidades, valorizam as experiências e os motivam para novos projetos de vida. A integração é a ferramenta necessária para a efetivação das ações sociais. Esse planejamento é realizado com as equipes de cada Cras”, destacou Márcia Cristiane, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O atendimento do serviço é gratuito e é oferecido em vários municípios para toda a população: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O encontro do grupo de idosos acontece quinzenalmente.
Texto: Lohuama Alves;
Foto: CRAS Arapiraca;