Prefeitura inicia hoje campanha contra Influenza e inaugura Ginásio Poliesportivo Marechal Deodoro
Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)
Proteger o público alvo contra a gripe por meio de vacinação, visando reduzir impactos nas doenças graves provocadas pelo vírus Influenza. É este o intuito da Campanha de Vacinação contra Influenza, que iniciou nessa quarta-feira (10). O público alvo deve procurar as Unidades de Saúde mais próximas de sua residência para se imunizar.
Em Marechal Deodoro, todas as Unidades de Saúde estarão disponibilizando a vacina para o público alvo da campanha, que são: idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, entre outros.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o Ministério da Saúde, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.
Para isso, as unidades de saúde de Marechal Deodoro ficarão abertas de 08h às 16h para que todo o público possa ser vacinado e se prevenir do vírus da gripe, garantindo impacto na redução de doenças causadas pelo vírus.
Para se vacinar, é preciso que o deodorense leve o cartão de vacinas para a unidade de saúde, principalmente crianças para que o cartão vacinal seja atualizado.
De acordo com a coordenadora de Imunização de Marechal Deodoro, Alda Rodrigues, o Ministério da Saúde priorizou o foco da vacinação neste ano para as crianças.
“Nós estamos orientando que o público possa levar o cartão de vacina das crianças porque aproveitamos o ensejo e fazemos atualização do esquema. É muito importante que a população deodorense se conscientize para a vacinação, visto que, o vírus da Influenza pode acarretar em outras doenças. Será um mês inteiro em que as unidades de saúde do município terão esse como o principal foco”, contou.
Dia D
Para os deodorenses que não puderem se vacinar durante todo o mês de abril, haverá o dia D da campanha, que será realizado no dia 4 de maio, em dez unidades de saúde do município.
As unidades que estarão abertas no dia D, são: PSF Terra da Esperança e José Dias, PSF Estiva e Vila Altina, PSF Taperaguá, UBS Gislene Matheus, UBS Massagueira, PSF Barra Nova, PSF Francês, PSF Malhadas, PSF Tuquanduba e UBS Poeira. Essas unidades estarão abertas a partir das 8h até às 16h, durante o Dia D.
A doença
De acordo com a Agência Brasil, a influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.
No Brasil, devido as diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas.
Nesta sexta (11): Prefeito Cacau inaugura Ginásio Poliesportivo do Barro Vermelho
As obras foram abandonadas na antiga gestão, e após assumir a gestão, o prefeito Cacau retomou as obras. Inauguração acontece a partir das 19h, com aula de zumba e torneio de futsal.
Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)
Os moradores do Barro Vermelho agora terão um espaço para a prática de esportes. É que o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, irá inaugurar o Ginásio Poliesportivo Antônio José de Lima, no Barro Vermelho. A solenidade acontece na noite desta sexta-feira (11), a partir das 19h.
Durante a inauguração do novo ginásio do município, os moradores da comunidade do Barro Vermelho, já poderão aproveitar o espaço com atividades esportivas. A solenidade será marcada por um torneio de futsal e aula de zumba.
Ao assumir a atual gestão, o prefeito Cacau encontrou o ginásio abandonado e iniciou os trâmites legais para que a obra fosse retomada. Agora, a comunidade poderá comemorar esse feito.
O Ginásio conta com toda a estrutura necessária para a realização de eventos esportivos que acontecem no município. O prefeito Cacau falou da importância de entregar mais um ginásio para os deodorenses.
“Com esse ginásio nós promovemos a prática de esportes para os nossos moradores. Essa é uma obra que com certeza irá trazer muitos feitos para a comunidade do Barro Vermelho. Quero convidar a todos para irmos juntos prestigiar essa inauguração”, disse o prefeito.
A conferência teve como temática geral “Democracia e Saúde”, subdividida em eixos, como “Saúde como Direito”; “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde”; “Financiamento do Sistema único de Saúde”.
Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou a V Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu nesta quinta-feira (11), no auditório do Centro Universitário CESMAC, Campus Marechal Deodoro.
A conferência, que é realizada de quatro em quatro anos, teve como temática geral “Democracia e Saúde”, subdividida em eixos, como “Saúde como Direito”; “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde”; “Financiamento do Sistema único de Saúde”. A solenidade iniciou às 9h, com o hino nacional, a formação da mesa de abertura e a leitura da regulamentação da Conferência.
A secretária de Saúde de Marechal Deodoro, Tânia Queiroz, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da Conferência Municipal de Saúde para dar mais qualidade de vida e melhores condições a população deodorense.
“Eu quero agradecer por esse momento que é importantíssimo para nosso município. A conferência é um marco para a saúde do município, porque é aqui que nós vamos discutir onde é que está nossos problemas; vamos elaborar propostas juntos; para que a gente possa dar aos munícipes a saúde que eles merecem”, afirmou a secretária.
Já o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, listou os principais avanços da saúde durante sua gestão, a exemplo da reforma dos postos e do aumento salarial dos servidores da pasta. Cacau também falou da importância no investimento da saúde municipal.
“Estamos aqui em prol de uma saúde melhor. Em prol de críticas construtivas, para que a gente consiga dar passos mais largos para poder minimizar o sofrimento de quem é usuário do SUS. Todo investimento que a gente faz na saúde, o que a gente está melhorando, é com um intuito só: o bem-estar da população”, disse o prefeito.
Os principais pontos discutidos sobre melhorias serão levados para a Conferência Estadual, que acontece em maio. Sucessivamente as sugestões também serão levadas para a Conferência Nacional, realizada no mês de julho.
É na etapa municipal que serão eleitos os delegados que vão participar da etapa estadual, assim como serão formuladas as diretrizes para a saúde em três esferas, sendo elas: Estadual, do Distrito Federal e Nacional referentes ao tema e aos eixos temáticos.
O evento contou com a palestra da diretora de Gestão e Planejamento da Prefeitura de Maceió, Sônia Moura; além do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jesonias da Silva; o presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro, André Bocão; agentes de saúde, servidores públicos e integrantes do Conselho de Saúde.
Além disso, a banda de pífano Manuel da Hora realizou uma apresentação na abertura do evento.
Praia do Francês é cenário para encerramento de congresso de turismo
Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves
A Praia do Francês foi o grande cenário escolhido para o encerramento da XII Convenção Schultz, congresso que reuniu cerca de 270 agentes de viagens de mais 120 cidades de todo o Brasil. O encerramento foi realizado na noite dessa quarta-feira (10) e contou com muita animação, gastronomia local e até “casadinha” de frevo e forró.
Em grande palco montado nas areias paradisíacas da Praia do Francês, os agentes de viagem que participaram da Convenção Schultz se despediram de Alagoas ao som da orquestra de frevo da Filarmônica Aconchego, de Marechal Deodoro, além do show da cantora alagoana Fernanda Guimarães.
O evento contou ainda com várias petiscarias servindo comidas típicas do município. Os visitantes puderam se esbaldar nos caldinhos de sururu e camarão; escondidinho de carne de sol e camarão; camarão crocante ao molho de alho; pizzas; caldeirada; arroz de povo e até tapioca de doce de leite.
O presidente da operadora Schultz, Aroldo Schultz, disse estar encantado com a cidade de Marechal Deodoro e garantiu sua volta a passeio. Ele ainda agradeceu o apoio da Prefeitura e falou que agora o Brasil inteiro vai saber que Praia do Francês é em Marechal Deodoro.
“É uma cidade linda. Recebemos o convite e estamos felicíssimos com tudo isso. Aqui tem 270 agentes de viagem, e eu garanto que muita gente não sabia que a Praia do Francês é em Marechal Deodoro. Hoje, o Brasil inteiro sabe que é de Marechal Deodoro. Se tem alguém que gosta de falar é agente de viagem, e eles vão multiplicar isso”, afirmou.
O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Victor Alvim, afirmou que parcerias como esta divulgam a cidade de Marechal Deodoro para todo o país, fomentando o turismo e gerando mais economia ao deodorense.
“Viajamos para vários eventos e congressos divulgando Marechal Deodoro como um destino turístico. Nossa cidade é um grande potencial. Daí, tivemos a ideia de convidar o grupo Schultz para vir a Marechal e realizar esse o encerramento aqui. Tem coisa melhor que se despedir de Alagoas estando na Praia do Francês? Está sendo um sucesso! ”, disse o secretário.
A diretora comercial da agência de Viagens Tzion Travel, Jaine Mello, é carioca e disse que não teve a oportunidade de conhecer Alagoas. Ela conta que se encantou com o povo alagoano e que pretende voltar e conhecer melhor Alagoas e a cidade de Marechal Deodoro.
“Eu estou achando perfeito! Não é só um potencial turístico, o povo alagoano ele é receptivo, ele é diferente de todo mundo do Brasil, e olha que eu tive a oportunidade de viajar o mundo inteiro. Já enviei vários clientes para Alagoas, mas nunca tive a oportunidade de vir. Vim agora, me encantei e quero voltar”, afirmou.
Além da Prefeitura de Marechal Deodoro, o encerramento do evento contou com apoio do Trade Turístico da Praia do Francês e da Associação de Hotéis, Pousadas e Restaurantes.