Prefeitura arrenda mais de 50 hectares para investir em agricultura familiar e festeja Páscoa Marechal Deodoro
Agricultura: Prefeitura arrendou mais de 50 hectares para investir em agricultura familiar
Os hectares foram arrendados na Fazenda Caipe e os agricultores irão comercializar produtos para a merenda escolar de Marechal Deodoro
Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)
Dar condições dignas para gerar renda aos agricultores familiares. É este o intuito da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Pesca, Agricultura e Aquicultura que arrendou mais de 50 hectares da Fazenda Caipe, fica localizada próxima a Usina Sumaúma. Com isso, o município vai sublocar o espaço para 150 agricultores familiares de Marechal Deodoro e investir na merenda escolar.
Os agricultores ficarão habilitados para comercializar seus produtos para a merenda escolar das escolas municipais. Com esse feito, 30% dos alimentos da merenda escolar serão comprados aos agricultores de Marechal Deodoro, que terão mais dignidades e garantia de melhores condições de vendas.
Antes desse feito ser concretizado, diversas ações foram realizadas pelo município. De início foi firmado o convênio com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL), visando prestar assessoria técnica e desenvolver a economia dos agricultores deodorenses.
Além disso, a parceria entre as instituições também tem por objetivo capacitar e habilitar o município para a emissão das DAP’s – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf): documento de identificação da agricultura familiar.
Para que o trabalho tenha total êxito, a equipe do setor de agricultura da Secretaria de Meio Ambiente, junto a Emater, irá dar toda a assistência técnica para a produção de toda a documentação necessária dos agricultores. Este auxilio tem por objetivo emitir as DAP’s. Em dezembro do ano passado, foi comprado pela primeira vez os alimentos dos agricultores familiares de Marechal Deodoro.
Para que o trabalho tenha total êxito a equipe do setor de agricultura da Secretaria de Meio Ambiente junto a Emater irá dar toda a assistência técnica para produção de toda a documentação necessária dos agricultores, para que possam fazer a DAP e assim comercializar os produtos para as escolas municipais. Os agricultores irão fornecer hortaliças, raízes, frutas e legumes.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Mateus Gonzalez, com este feito o município irá avançar tanto nas rendas das famílias que vivem da agricultura quanto na qualidade dos alimentos para as crianças das escolas municipais.
“O programa de fomento a agricultura familiar é de extrema importância para o município. Vai gerar renda para os mais necessitados e circulação interna de dinheiro, ajudando a aquecer a economia local”, disse o secretário.
AGRICULTURA FAMILIAR
De acordo com a Emater, a Agricultura Familiar exerce papel fundamental na economia brasileira e em Alagoas representa 72% da mão de obra ocupada no meio rural.
Conforme estabelece a Lei 11.326/2006, agricultor familiar é aquele que dirige seu estabelecimento com sua família, utilizando sua própria mão-de-obra, e que sua renda predominante seja originada de atividades econômicas vinculadas ao empreendimento familiar.
Segundo o Censo da Agricultura Familiar, o Nordeste é a região do país que mais possui estabelecimentos da agricultura familiar. Em Alagoas são aproximadamente 115 mil estabelecimentos.
Para executar esses princípios as instituições de pesquisa e extensão rural são fundamentais. O Governo de Alagoas reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento no meio rural com a criação em dezembro de 2011 do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater/AL.
Páscoa Solidária: Prefeitura realiza grande ação para crianças deodorenses
Cerca de 3 mil crianças deodorenses puderam se divertir com brinquedos infláveis, dinâmicas, distribuição de guloseimas e ovo de páscoa.
Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves
Sorrisos, brincadeiras, ovos de chocolate e muita animação marcaram o último dia da Páscoa Solidária. Durante a tarde deste domingo (21), cerca de 3 mil crianças deodorenses puderam se divertir com brinquedos infláveis, dinâmicas, distribuição de guloseimas e ovo de páscoa, além da presença do Coelhinho da Páscoa, que chegou de helicóptero e animou a todos do evento.
A Páscoa para as crianças deodorenses foi bastante especial. É que o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, chegou de helicóptero acompanhado do coelhinho da páscoa, trazendo bastante alegria e animação para a população deodorense. O prefeito e o personagem do Coelho da páscoa foi recepcionado com bastante carinho pelas crianças e pais que estiveram na ação.
A iniciativa faz parte das ações da Páscoa Solidária, uma série de ações em celebração a festividade de Páscoa, tendo iniciado na segunda-feira (15) com a tradicional entrega de peixes.
No palco, a criançada pôde se divertir com a apresentação de outros personagens do mundo infantil, como a Peppa Pig e seu irmão George; além dos personagens dos PJ Masks. Lá, foram realizadas várias brincadeiras e dinâmicas, presenteando as crianças que tiveram maiores destaques nas atividades.
O evento também contou com pinturas de rosto, transformando a criançada em coelhinho da páscoa. A diversão ficou por conta de brinquedos, como o castelo inflável, futebol de sabão, luta de cotonete, escorrega, e a sensação do dia: a bola aquática, na Lagoa Manguaba.
Para a criançada que fez a credencial e recebeu o crachá, foram entregues ovos de páscoa e guloseimas. A entrega dos ovos foi um dos momentos mais aguardados do evento, oportunizando até crianças que nunca receberam um ovo de páscoa, como o pequeno deodorense Victor Kauã, de 8 anos.
“Eu já brinquei muito, mas o que eu quero mesmo é o ovo da páscoa. Eu nunca ganhei um ovo de páscoa, porque minha mãe não pode dar. É a primeira vez que eu estou ganhando. Gostei de tudo. E que ano que vem faça mais, e mais, para a gente brincar muito e ganhar mais ovos”, disse.
Na oportunidade, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, levou suas filhas para o evento, onde falou da importância de realizar ações como esta para as crianças deodorenses.
“Eu quero dizer que este momento é de vocês, crianças deodorenses. Se divirtam, brinquem, aproveitem este momento