Hospital Municipal de São José da Tapera realiza testes do Coraçãozinho e Olhinho em recém-nascidos Notícias
O Hospital Municipal Ênio Ricardo Gomes – HMERG, por meio da Casa Parto, está realizando os testes do coraçãozinho e Olhinho nos Recém-Nascidos nascidos nesta Instituição, esses testes são de fundamental importância e tem como objetivo detectar precocemente cardiopatias congênitas e alterações oftalmológicas.
Entenda como é feito cada um desses testes:
Teste do Olhinho – Com oftalmoscópio ou qualquer instrumento com fecho de luz, como caneta de luz, o exame busca identificar agravos que levam a opacificação do cristalino, com diagnóstico presuntivos de retinoblastoma, catarata congênita e outros transtornos oculares congênitos e hereditários. Em casos de alterações à Secretaria de Saúde referência o Recém-nascido a um Oftamologista pediátrico.
Teste do Coraçãozinho – Este teste consiste na aferição da oximetria de pulso (quanto oxigênio o sangue está transportando) de forma rotineira em recém-nascidos, entre 24 e 48 horas de vida, antes da alta hospitalar.
Em casos de alterações o recém-nascido é referenciado de imediato a Casa do Coraçãozinho em Maceió, para realização de um ecocardiograma, em tempo máximo para realização do exame em até 48h, exame alterado avaliação com o cardiopediatra e vê conduta a ser seguida.
Em breve, o teste da Linguinha, será realizado durante o exame físico de rotina do recém-nascido, para identificar a presença de anquiloglossia, popularmente conhecida como língua-presa.
“Quero agradecer imensamente ao Prefeito José Antônio Cavalcante, Secretário Kevin, Coordenadora de Enfermagem Zilda Rodrigues, Coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde e a todos que fazem a Casa de Parto do HMERG, pelo empenho e comprometimento diário buscando a cada dia um serviço humanizado e de qualidade. Sem vocês nada disso seria possível”. Frisou a Diretora Michely Cardoso Barros.
“Um sonho sonhando só é apenas um sonho, mais um sonho sonhado juntos torna-se realidade. Projeto cegonha Taperense avançando a cada dia.”
ASCOM SÃO JOSÉ TAPERA