Municípios alagoanos vão receber novas cisternas Agricultura
Seagri anunciou construção de 2.843 cisternas que vão beneficiar mais de 2 mil famílias em 13 municípios
Durante a reunião da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Silvio Bulhões, anunciou que serão construídas 2843 novas cisternas em 13 municípios.
O presidente da AMA, Hugo Wanderley, afirmou que os prefeitos veem esse projeto com bons olhos. “Alagoas já avançou bastante na construção de cisternas, e agora nós vamos avançar ainda mais. Esses temas são muito importantes porque proporcionam mais qualidade de vida para os cidadãos, gera emprego dentro dos municípios”, destacou.
Com investimento na ordem de 11 milhões, as novas cisternas vão beneficiar cerca de 2 mil e 600 famílias do Agreste e Sertão de Alagoas. Serão construídas 2.534 cisternas com placas de 16 mil litros, 256 serão de calçadão de 52 mil litros, 53 cisternas escolar.
“É importante que os prefeitos conheçam os critérios de seleção dessas famílias. Que os municípios podem somar forças com o Governo do Estado. Então a parceria com o presidente Hugo, com a Associação dos Municípios só tem a somar com as ações desenvolvidas pela Seagri”, afirmou o secretário.
Para a seleção das famílias beneficiadas serão levados em conta os seguintes critérios: renda familiar por pessoa; famílias chefiadas por mulheres; maior número de crianças de 0 a 6 anos; maior número de crianças em idade escolar; maior número de pessoas com deficiência e maior numero de idosos.
Programa de Cisternas
Desde 2013 a Seagri em parceria com o Ministério da Cidadania, antigo MDS, e as entidades executoras tem trabalhado na implementação de tecnologias sociais de acesso à água por meio da instalação de cisternas de placas de 16 mil litros, cisternas calçadão de 52 mil litros e cisternas escolar de 52 mil litros. Desde então, já foram construídas 9830 cisternas em Alagoas.