AMA e parlamentares defendem manutenção da Conab Agricultura
A ideia de regionalização dos escritórios da Conab foi duramente criticada por prefeitas, prefeitos e deputados presentes à reunião da AMA. Com uma função importante de regular e oferecer produtos da agricultura, o órgão tem sido importante e precisa ser revitalizado e fortalecido.
“Desde 2008 a Conab tem trazido muitos benefícios para os municípios através da agricultura familiar para pessoas em situação de risco”, disse o presidente Hugo Wanderley.
“A agricultura é a indústria sem paredes de Alagoas e fortalece-la é garantir emprego e renda para todos os municípios”, disse a deputada estadual Jó Pereira. Esse apoio passa necessariamente pela manutenção da Conab que tem um histórico importante no Estado, acrescentou.
Também deputada estadual, Angela Garrote não apenas defendeu a Conab, como também a necessidade de fiscalização, por parte da Emater, dos agricultores familiares para que seja feito um pente fino e os recursos sejam direcionados aos que realmente produzem.
Membro da Comissão Permanente de Agricultura da Câmara, o deputado federal, Isnaldo Bulhões, garantiu combater o projeto de regionalização da Conab, tendo em vista as particularidades dos Estados e municípios. Ele diz que a bancada está unida e vai assumir esse compromisso em defesa da Conab e do aumento de verbas para o PAA.
“Através da AMA podemos fazer essa interlocução para, inclusive, definir um planejamento junto aos parlamentares federais e o governo do Estado para que os municípios sejam contemplados com recursos das emendas parlamentares”, disse o prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão.
Como conclusão, os representantes da Conab solicitaram que prefeitos e vereadores façam um documento encaminhado à AMA a ser repassado aos todos os parlamentares estaduais e federais para que, juntos, levantem a bandeira da Conab e a oxigenação das políticas públicas para a agricultura familiar.