Cosems discute na ALE plano operativo para aplicação de recursos na Oncologia Municípios
Mary Wanderley
Fotos de Romildo Soares
A secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Sylvana Medeiros e o apoiador técnico da entidade Roberto Firpo se reuniram nessa segunda-feira (19) com a Comissão da Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para alinhar o plano operativo para a execução da emenda parlamentar que destina R$ 100 milhões – que representa 1% do orçamento do Estado – para a Oncologia. Participaram da reunião as deputadas estaduais Jó Pereira, Fátima Canuto, Flávia Cavalcante e Ângela Garrote.
Representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e do Centro de Diagnóstico de Imagem (Cedim) também participaram da discussão. Em comum acordo, ficou decidida a elaboração de um documento conjunto pela Comissão da ALE em parceria com o Cosems, Defensoria Pública da União (DPU) Defensoria Pública do Estado (DPE), destinado à Sesau com recomendações para a aplicação dos referidos recursos financeiros.
Entre elas estão a ampliação do número de cirurgias de reconstrução mamária; aumento no número de leitos, especialmente de internação pediátrica; descentralização de recursos junto aos municípios, para formação e qualificação de equipes da Atenção Básica; criação de rede de cuidados paliativos.
Outras indicações incluem a realização de campanhas publicitárias educativas; repasse de recursos para a aquisição, pela Universidade de Ciências e Saúde de Alagoas (Uncisal), de aparelho de ressonância para o Cedim; além da aquisição de medicamentos que geralmente são judicializados.
Mary Wanderley
Assessoria de Comunicação do Cosems