Saúde realiza ações de prevenção ao suicídio nas escolas de Marechal Deodoro Marechal Deodoro
Durante todo o mês, estão sendo realizadas rodas de conversa com psicólogas do município em 17 escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino
Texto: Antônio Carlos Souto e Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está dando continuidade as atividades do Setembro Amarelo, campanha de combate ao suicídio. Dentre as ações, o Programa de Saúde na Escola (PSE) em parceria com a Coordenação de Saúde do Adolescente e NASF-AB está realizando rodas de conversas referente a temática nas escolas da rede municipal.
A primeira medida preventiva tomada pela Secretaria de Saúde é a educação. Durante todo o mês, estão sendo realizadas rodas de conversa com psicólogas do município em 17 escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino. Nesta sexta-feira (13), foi a vez da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, em Taperaguá.
De acordo com a coordenadora do PSE na Secretaria de Saúde, Isabelle Araújo, “é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema”. O Setembro Amarelo é uma campanha focada na prevenção do suicídio, tendo em vista que esse tipo de problema é ocasionado, em sua grande maioria, por uma série de problemas mentais, como depressão e transtorno bipolar,matando milhões de pessoas em todo mundo.
No Brasil, ocorre um suicídio a cada 45 minutos. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), jovens de 15 a 29 anos são os mais afetados pelo problema.
A aluna Joanny Suzan da Escola Municipal Araújo Lobo, falou da importância do município realizar ações como essa nas escolas municipais.
“Existem muitos alunos com vários problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e o bullying que acontece nas escolas. Os alunos precisam de motivação e de palavras de apoio para que não se sintam sozinhos e recebam o apoio das pessoas próximas”, afirmou.