Agreste explora curiosidades da história e dos roteiros turísticos na Expo do “Cidades e Gestores” Cidades e Gestores - Congresso e Expo
A pé pelos brejos e áreas úmidas. No semiárido, tão típico, calor nas quatro estações. Temperatura de “rachar”. Provérbio do Alagoano. Ao meio disso, a busca por refúgio. Herói ou bandido, Lampião, que liderou o cangaço em duas décadas, marcou seus passos pelos caminhos sinuosos do Agreste. Três meses antes do fim. Mais um capítulo desconhecido da sua história, e também da região. Recordar é viver na arte, cultura e natureza. Em dezembro, o Agreste apresenta outras curiosidades dos seus roteiros na Expo, dentro do evento “Cidades e Gestores”, organizada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Peculiar, cada detalhe dessa história virou o livro “O dia em que Lampião assustou o Agreste Alagoano”, que é esboço de uma pesquisa de Silvan Oliveira. Das áreas agrícolas a cultura do artesanato, o Agreste possui um papel importante no fluxo turístico regional na geração e formalização de empregos. Uma região estratégica ao meio da Zona da Mata, ou “Central”, e pelo Sertão. Tão vasto, e rica em atividades criativas. No Agreste, mais 5 municípios confirmaram a presença na Expo, como Limoeiro de Anadia, Boca da Mata, Palmeira dos Índios, Junqueiro e Feira Grande.
A Expo é responsável por apresentar as belezas de Alagoas pelo artesanato criativo, cultura e gastronomia. Dedicado aos prefeitos, produtores, gestores culturais, atores da economia criativa, empresários e investidores. Na feira, as cidades terão oportunidade de melhorar o networking, ampliar o conhecimento e receber dicas preciosas do time de especialistas nas palestras e mesas-redondas.
Inclusiva, a feira terá uma programação para construção da identidade das regiões. Em três dias de evento, os 102 prefeitos alagoanos estarão envolvidos nas atividades. 98% dos estandes já foram vendidos no lançamento e os demais estão sendo comercializados na AMA. Há estandes para todos os gestores, além dos principais fornecedores e apoiadores das gestões públicas. Aqui, no portal da AMA, você pode acompanhar uma série especial de matérias sobre a cultura popular em todos os municípios alagoanos.