Marechal inicia ações em combate ao Câncer de Próstata Marechal Deodoro
As ações iniciaram nesta quarta-feira (06) e seguem por todo o mês de novembro, nas unidades de saúde de Marechal Deodoro.
Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves
Conscientizar a população masculina sobre a importância de se prevenir contra o câncer de próstata. É este o intuito da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde, em realizar ações nas unidades de saúde durante a Campanha do Novembro Azul. Abrindo as atividades do mês, na manhã desta quarta-feira (06), foi realizada palestra com o médico deodorense Cláudio Costa, na Unidade Básica de Saúde (UBS), no Povoado Malhadas.
Durante todo o mês serão realizadas palestras nas salas de espera, atendimento médico, testes rápidos, aferição de pressão, solicitação exames PSA, atualização de vacinas, entre outros serviços.
Para a secretária de Saúde, Tânia Queiroz, o intuito do município é intensificar as ações de promoção e prevenção à saúde, visando melhorar os indicadores associados ao câncer de próstata e da saúde masculina da população deodorense.
“É extremamente importante a prevenção para ter o diagnóstico precoce, e assim realizar todo o tratamento correto e ter grandes chances de cura. A gente precisa entender que esse cuidado precisa ser durante todo o ano, que precisamos nos amar e nos cuidar. A partir de hoje, teremos ações todos os dias nas unidades de saúde”, afirmou a secretária.
A capacitação será dividida em quatro encontros, todos com temas voltados para a farmacologia
Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde deu início na manhã desta quinta-feira (07) as capacitações com médicos, farmacêuticos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para tratar sobre a administração dos medicamentos no município.
A capacitação está sendo dividida em quatro encontros, divididos entre assuntos de farmacocinética, anthipertensivos, antilipemiantes, saúde da mulher, psicofarmacologia, medicamentos associados, analgésicos, antibióticos, entre outros. A capacitação está sendo ministrada pelo professor de farmácia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A secretária de saúde, Tânia Queiroz, afirma que o intuito do projeto é qualificar os servidores para que fiquem ainda mais preparados para prescrever medicamentos.
“Estamos buscando trabalhar a medicação dentro da atenção básica, então é um momento excelente para os profissionais da saúde. A programação que montamos é muito boa, e espero que eles aproveitem bastante essa oportunidade”, expôs a secretária.