Eco Copo traz sustentabilidade ao Cidades e Gestores Cidades e Gestores - Congresso e Expo
O Cidades e Gestores – Congresso e Expo, organizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), trouxe a temática da sustentabilidade para o evento. Com a venda de Eco Copo, o público teve a oportunidade de diminuir o consumo de copos plásticos. Foram mais de 500 copos vendidos ao longo dos 4 dias de evento.
O participante compra o copo reutilizável, no evento, como consignação por R$5, ou por R$10 com a fita para segurar o copo. Caso não queira levar para casa, o comprador pode pegar a quantia de volta no caixa do evento. O dinheiro do Eco Copo será revertido para Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (COOPLUM), parceira do evento, que fará a coleta seletiva dos resíduos sólidos.
O Eco Copo reduz 80% do descarte desse tipo de material, ou seja, no mínimo, 4 copos descartáveis por pessoa. A coleta seletiva já é uma realidade em vários municípios alagoanos. Em Maceió, desde 2017, a Prefeitura contratou quatro cooperativas de recicladores para realizar a coleta porta a porta em pontos localizados da cidade.
No Cidades e Gestores, a COOPLUM é a parceira para separação dos resíduos com base na sua composição, afinal, cada tipo possui um processo próprio de reciclagem. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Para eliminar o uso de descartáveis, o copo reutilizável – que será vendido como consignação – incentiva o consumo mais consciente para uma mudança de comportamento dos participantes.