Prefeito Clayton Pinto se reúne com representantes da Equatorial e CIGIP para tratar sobre problemas no fornecimento de energia em Pão de Açúcar Municípios
Na tarde da última quinta-feira (6), o prefeito Clayton Farias Pinto participou de uma reunião, na sede da Prefeitura, na qual estiveram presentes: a gerente de Relacionamento com o Cliente, Maria Cristiane Medeiros (Equatorial Energia – região sertão de Alagoas); o superintendente do CIGIP, Djalma Lira; o presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, vereador Venerino Filho; o secretário municipal de Infraestrutura, Raí Brito Carvalho; a secretária municipal de Saúde, Elisberlânia Correia, a procuradora do Município, Marcela Augusta Acioli, e o diretor municipal de Energia, Aldo Júnior.
Na oportunidade, a representante da Equatorial recebeu pedidos para que algumas reivindicações feitas à empresa fossem agilizadas, pois se encontram paradas faz muito tempo, dentre essas: a conclusão do melhoramento da qualidade de energia na cidade e, ainda, a conclusão da rede de energia do Alto Paraíso (Programa Luz para Todos), que se encontra com postes de madeira e com medidores em rede baixa, apresentando riscos iminentes de acidentes. Nesta localidade, os postes estão com a rede pronta há anos, porém, está desativada por falta de conclusão pela concessionária que, na época, era a Eletrobras/CEAL.
Também foi cobrada, nesta reunião, maior eficiência na qualidade do fornecimento de energia no município de Pão de Açúcar, pois a deficiência do serviço vem prejudicando o funcionamento de algumas repartições públicas, a exemplo da creche municipal, centro administrativo e o posto de saúde do Sítio Beleza, já que a energia fornecida pela Equatorial não suporta o funcionamento sequer de um condicionador de ar, devido à falta de qualidade.
O superintendente do CIGIP informou que o Consórcio estará, nos próximos dias, encaminhando atualização dos dados fornecidos pela Secretaria de Assistência Social, referente às famílias do Programa Bolsa Família, para que o sistema da Equatorial possa manter o benefício na conta de energia dos consumidores considerados de baixa renda, no município de Pão de Açúcar.
O superintendente cobrou, ainda, à representante da empresa concessionária de energia, a conclusão do recadastramento do parque de iluminação pública, já que faz tempo que este trabalho foi concluído e, por isso, o município precisa tomar conhecimento como ficou a referida atualização.
Durante a reunião, o prefeito Clayton Farias Pinto solicitou que a Equatorial olhe com bons olhos para a população de Pão de Açúcar, pois são famílias carentes e humildes e que, no regime que a concessionária vem impondo, muitos pais de família sofrem. Sendo assim, é preciso rever o que está chamando tanta a atenção nas reclamações no estado de Alagoas, de modo geral.
Já o preside da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, vereador Venerino Oliveira Filho, questionou algumas posições da Equatorial e oficializou convite para que a representante da concessionária possa se fazer presente na Audiência Pública, que será realizada nos próximos dias, para que a mesma possa esclarecer as dúvidas que a sociedade pão-de-açucarense tem sobre a forma e as cobranças pelo consumo de energia elétrica.
O diretor municipal de Energia, Aldo Júnior, solicitou a realização das ações do programa de eficiência da Equatorial, em Pão de Açúcar, com relação à troca de lâmpadas e aos sorteios de refrigeradores para a população.
A representante da Equatorial falou sobre as reivindicações apresentadas a ela, na qualidade de representante da concessionária de energia, e disse que estas serão encaminhadas para os setores competentes da concessionária. Disse, ainda, que a ação em Pão de Açúcar será agendada e que, em breve, o município será contemplado.
Ao final, a gerente regional da Equatorial agradeceu pela reunião e confirmou que a Equatorial estará presente na Audiência Pública, que será realizada nos próximos dias pela Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar.
Foto: Cortesia