Mutirão de Triagem para Cirurgias em Arapiraca vai até sexta (13) Arapiraca
Na Praça Ceci Cunha, população realiza exames pre-operatórios
Arapiraca – O Programa de Mutirão de Cirurgias promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) chegou nesta quarta-feira (11) à cidade de Arapiraca, no Agreste Alagoano. O evento está acontece na estrutura “Cidade da Saúde”, na Praça Ceci Cunha, e permanece até sexta-feira (13), com previsão de atender até 1.050 pessoas, 350 por dia.
Moradores de Arapiraca e dos demais municípios do Agreste e Sertão estão tendo acesso a consultas, exames pré-operatórios e agendamento de cirurgias de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, retirada de mioma e de pedra na vesícula. As cirurgias são marcadas para o Hospital da Mulher, em Maceió, Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
A assessora técnica da Sesau responsável pelo programa, Geonice Peixoto, informou que após passar por todos os procedimentos, o paciente deixa o local com a cirurgia devidamente agendada. “As cirurgias dos homens ocorrerão em Arapiraca, as das mulheres e crianças estão sendo agendadas para o Hospital da Mulher, em Maceió”, disse.
Geonice ressaltou que a expectativa do mutirão é atender 350 pacientes das 7h às 17h Cidade da Saúde, desta quarta até sexta-feira. “São procedimentos importantes que farão um impacto altamente positivo na vida dos moradores do Agreste e Sertão do Estado, com cirurgias já agendadas para o dia 16 deste mês”, concluiu.
Mantendo o objetivo de reduzir as demandas reprimidas de cirurgias eletivas em Alagoas, o programa da Sesau coloca em prática a realização de cirurgias para retirada de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica; mioma e pedra na vesícula, contemplando crianças, mulheres e homens.
“Seguimos com a meta de realizar cinco mil cirurgias nestas especialidades contidas no programa. As três etapas que aconteceram no Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom, em Maceió, mostram o quanto a população confia no serviço”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
O usuário José Lisboa da Silva, 62 anos, procedente de Girau do Ponciano, elogiou o mutirão. Disse que tinha ido buscar solução para tratar uma hérnia e pode realizar vários exames para se submeter ao procedimento. “Fui muito bem atendido por todos”, ressaltou o paciente, que fará seu procedimento no Hospital de Emergência do Agreste.
A senhora Josefa Pinheiro, de 58 anos, moradora da cidade de Jaramataia, cidade localizada na Região da Bacia Leiteira, na Região Sertaneja, também chegou ao mutirão logo cedo. “Fui atendidas entre as primeiras da fila, porque cheguei cedo, fui consultada e passei por todos os procedimentos com calma”, declarou.
Já a senhora Maria de Fátima, de 63 anos, também de Jaramataia, disse que foi atendida e agendou sua cirurgia já para o dia 16 de março no Hospital da Mulher. “Finalmente vou resolver um problema que me incomoda há anos. Espero que ações como essa continuem a acontecer em benefício povo do interior”, declarou.
Documentos Necessários – Para ter acesso aos serviços do Programa Mutirão de Cirurgias, a população deve comparecer à “Cidade da Saúde” portando o RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios.