Meta de vacinação contra influenza foi superada após antecipação da campanha em Japaratinga
Japaratinga superou a meta nacional de imunização contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), na última sexta (10), na primeira fase da campanha de vacinação. Por causa do coronavírus, o prefeito Klever Júnior Loureiro antecipou a dose para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde, na linha de frente ao combate à pandemia, para ajudar nos diagnósticos de Covid-19, já que os sintomas são parecidos com a gripe. Na campanha, o prefeito ordenou uma distância mínima de 1,5 metros de cada pessoa para evitar a contaminação pelo vírus, como também trouxe a novidade de vacinação dentro do carro.
Com orientações do Ministério da Saúde, o município alcançou a meta estabelecida com 100% dos moradores com mais de 60 anos imunizados. Já os profissionais de saúde, o índice atingiu a marca de 99%. A campanha terminou nesta quarta (15). A vacinação contra a gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. “São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar no rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. A influenza é uma doença comum, e acomete várias pessoas em todo o país”, disse o prefeito, que já está preparado para próximas fases da campanha.
A segunda etapa começa nesta quinta-feira (16) em Alagoas. Devem ser imunizados profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; caminhoneiros, profissional de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Klever disse que dará todo apoio a Secretaria de Estado da Saúde para elaborar a logística dentro de Japaratinga para evitar aglomeração. “Os grupos selecionados devem se dirigir aos postos ou ligar e agendar com a equipe técnica da nossa pasta. A prefeitura está presente para ajudar a cada cidadão”, completa Klever Júnior Loureiro, o prefeito de Japaratinga.
“Estamos prontos para isso. Na primeira fase, que batemos a meta, fomos a casa dos acamados com uma relação atualizada pela pasta para distribuição da vacina. Mais do que nunca a população quer se proteger contra qualquer doença que pode nos acometer”, explica o secretário de Saúde da Japaratinga, Antônio Joaquim. Japaratinga quer cuidar de você e a sua família. Participe da campanha e acompanhe nossos esforços!
Assessoria de comunicação de Japaratinga