AMA nas eleições: Como o vice-prefeito é importante para o município? Municípios
Após ser o companheiro de chapa, nas eleições, o vice é a pessoa mais próxima do poder, seja no município, no estado ou no país. Esse político é o substituto do prefeito dentro do Executivo municipal. Na hierarquia, ele é o primeiro a ter a responsabilidade para assumir as funções do prefeito caso este tenha o mandato cassado ou precise se ausentar por motivo de viagem ou licença. Discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município, o vice deve auxiliar na administração enquanto o prefeito está em exercício.
O vice-prefeito fica responsável por tarefas administrativas de auxílio, durante o pleno exercício do prefeito. Desde que esteja dentro da descrição inicial do cargo, o prefeito pode delegar funções e responsabilidades para essa pessoa. Oficialmente, os vices são escolhidos nas convenções partidárias. Esse é o espaço em que os partidos definem quem serão seus candidatos e se farão parte de alguma coligação.
Para se tornar vice-prefeito não é necessário nenhuma formação específica. Como acontece com todos os candidatos a algum cargo político, a filiação a um partido devidamente regularizado para que essa pessoa se candidate é a única exigência. Ele não precisa chegar ao lugar do titular para fazer alguma diferença. Um bom companheiro de chapa pode colaborar e muito na gestão pública, dialogando com a sociedade e somando forças com o titular. Portanto, é muito importante entender os principais fatores envolvidos na escolha de um vice.
O vice pode ajudar a articular a coalizão do governo, especialmente se for de um partido diferente do titular. Nesse caso, ele pode ter mais facilidade para convencer seus correligionários e mantê-los dentro da base de apoio do governante. O vice precisa ser uma pessoa da confiança do titular da chapa. Por um lado, ele deve demonstrar que está apto a ser um bom substituto, com qualificações que o credenciem como gestor público.