Projeto Café, Mulher e Tributos da ATRIAL busca o protagonismo das mulheres tributaristas. Cultura
Projeto Café, Mulher e Tributos da ATRIAL busca o protagonismo das mulheres tributaristas.
A desigualdade entre homens e mulheres presente em todas as áreas sociais impulsionou as tributaristas da Associação dos Tributaristas de Alagoas – ATRIAL, sob a idealização e coordenação de Roseli Matias e Raquel Firmino, a criarem um projeto intitulado CAFÉ, MULHER E TRIBUTOS o qual tem por objetivo estimular o protagonismo das mulheres da área tributária por meio da divulgação de pequenos vídeos sobre temas tributários relevantes a serem disponibilizados nos canais da ATRIAL.
Considerando que ainda há muito trabalho a realizar para garantir a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na área tributária, as coordenadoras convidaram as tributaristas da associação e outras tributaristas renomadas do Brasil para contribuírem com o projeto, que conta com ampla adesão.
Ao estimular o debate sobre os temas mais atuais e controversos dessa área que envolve não somente o direito, mas a contabilidade, a economia, a administração, a política, etc. e que é do interesse de toda a sociedade, o projeto une no seu título a ideia de que apresentará vídeos curtos com a presença de mulheres e que envolvem a tributação, podendo ser acessados no caminho do trabalho, na academia e até durante o almoço. Em votação, as sócias decidiram por este nome que congrega a ideia de “uma conversa sobre um tema tributário no tempo de um cafezinho.”
Além de mostrar a toda a sociedade a visão das sócias da ATRIAL a respeito dos temas tributários (uma visão feminina e multidisciplinar, portanto), o projeto objetiva atrair outras profissionais para esta área, que ainda conta com predomínio masculino. A Associação, fundada em 2017, possui atualmente 139 sócios(as), sendo quase 1/3 de seu quadro societário composto por mulheres (advogadas, contadoras, administradoras, economistas, servidoras públicas, dentre outras). Intenta-se, com esta e outras iniciativas, atingir, no mínimo, uma paridade entre os(as) sócios(as), chegando a pelo menos 50% de mulheres.
Todas as sócias que aparecem no quadro de fotos aderiram ao projeto, em ordem: Íris Basilio, Gabriela Rezende, Paula Cabral, Débora Oliveira, Roseli Matias, Andressa Targino, Tanísia Marinho, Renata Alcântara, Branca Carvalho, Elizabete Malta, Raquel Firmino, Paula Carnaúba, Paula Laíse, Alessandra Moura, Tatiana Miranda, Keila Melo, Priscila Galino e Ana Paula.
E para inaugurar o projeto, no dia 4 de dezembro contamos com a divulgação do vídeo da sócia fundadora da ATRIAL Iris Basilio que discorre sobre “Multas tributárias excessivas e o entendimento do STF: caso julgado no Recurso Extraordinário n. 606.010/PR”.
A ATRIAL, que também conta com o projeto Encontro de Mulheres Tributaristas, convida todas e todos para acompanharem os canais da Associação no YOUTUBE e no Instagram @atri.al, e para conferirem os vídeos que serão disponibilizados (inicialmente com periodicidade semanal).
Por Assessoria