Medicamentos adquiridos pela Secretaria de Saúde chegam em Penedo Municípios
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo informa a população o recebimento dos medicamentos que estavam em falta e foram objeto de licitação emergencial realizada para garantir o abastecimento desses remédios.
Entre os itens recém chegados estão medicamentos de uso controlado, a exemplo do Diazepam 10 mg, além de medicamentos para úlcera gástrica e refluxo gastroesofágico, como o Omeprazol 20 mg.
De acordo com o Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Ângelo Mendes, esses medicamentos foram adquiridos através de uma compra emergencial no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).
Os medicamentos estarão à disposição da população penedense a partir de amanhã (quinta-feira, 25).
Estoque de medicamentos Farmácia Central da SEMS Penedo. Foto Deywsson Duarte/ Decom PMPA demora para a chegada desses itens foi causada por problemas oriundos da pandemia de Covid-19, que desde março de 2020 assola todo o mundo, causando problemas em toda infraestrutura e logística, inclusive da indústria farmacêutica.
Também foram comprados medicamentos através de compra consorciado pelo Conisul – Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas. Esses também já estão a caminho de Penedo.
Medicamentos
O novo estoque que chega a Penedo reabastece a Farmácia Central do município que também fornece medicamentos como Metaformina 850 mg, indicado para controlar diabetes, enfermidade que tem como característica a elevação da glicose do sangue.
Outro remédio que faz parte da remessa que chegou ao município é a Clomipramina 25 mg, cujo princípio ativo é o Cloridrato de Clomipramina, usado para tratar a depressão e distúrbios do humor.
E Prefeitura de Penedo vacina mais de 700 idosos contra Covid em um só dia
A imunização organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) atendeu 713 pessoas com 66 anos ou mais, sendo que seis receberam a segunda dose da proteção contra o coronavírus.
A assistência proporcionada pelo governo Ronaldo Lopes/João Lucas está disponível na Central de Vacinação instalada nas dependências da Escola Estadual Ernani Méro, das 7h às 17 horas.
Entre idosos e profissionais de saúde que já receberam pelo menos a primeira dose do imunizante, a SEMS Penedo já vacinou quase cinco mil pessoas, exatamente 4.970 até esta quarta-feira, 24.
A Prefeitura de Penedo informa que não decide quais os grupos prioritários para a campanha que atende critérios definidos pelo Ministério da Saúde e que o avanço na quantidade de pessoas imunizadas depende do repasse de vacinas ao município.
O que o governo Crescendo Com Seu Povo faz por recursos próprios é, por exemplo, disponibilizar transporte dos idosos que residem na zona rural para receber a vacina.
Outra prova do compromisso do Prefeito Ronaldo Lopes com os que mais precisam é a vacinação em domicílio para pessoas acamadas ou que não têm condições de se locomover.
Além disso, a gestão da SEMS Penedo está sempre em contato direto com o PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde e o governo estadual para receber as vacinas, assim que ocorrer a liberação de novos lotes, trabalho que faz com que a faixa etária vacinada aqui seja a mais baixa de Alagoas.
São essas iniciativas e o comprometimento dos servidores públicos com a população que colocam Penedo entre os municípios alagoanos com melhor desempenho na campanha de vacinação contra Covid-19.