100% dos municípios alagoanos respondem pesquisa do Unidos pela Vacina Municípios
A pesquisa, realizada por intermédio da AMA, vai apontar as principais necessidades dos municípios
Com a intermediação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), todas as prefeituras do estado responderam a pesquisa feita pelo movimento “Unidos pela Vacina”. O levantamento analisa dados sobre a vacinação, infraestrutura e suporte das prefeituras. A partir do estudo, o movimento agiliza a criação de uma rede de monitoramento para o desenvolvimento de soluções práticas na tentativa de auxiliar e acelerar a vacinação em todo país.
Para o presidente, o prefeito Hugo Wanderley, o diagnóstico da vacinação em cada região de Alagoas será uma oportunidade para uma agenda detalhada e distribuída de ações. “A nossa agenda prioritária neste momento é acelerar a vacinação e eles estão se colocando a disposição dos municípios para ajudar na logística”, afirmou o presidente da AMA.
A pesquisa diagnosticou que em grande parte dos municípios a principal deficiência era de caixas térmicas para transporte do imunizante, termômetros, câmaras frias com alarme e acesso à internet, para cadastro no sistema de vacinação.
Segundo Maria Fernanda Teixeira, co-fundadora do grupo Mulheres do Brasil, que está a frente do movimento, a expectativa é que até amanhã todos os municípios do país já tenham respondido a pesquisa.
“Nossa intenção é quando a vacina chegue no município, não tenha nenhuma demora para iniciar a aplicação. Queremos que todos os centros de vacinação estejam preparados, com geladeira, termômetro, caixas térmicas, com funcionários suficientes para trabalhar até no final de semana, se preciso. A ideia é que a vacina seja aplicada no mesmo dia que ela chegue, porque cada dia que uma pessoa não toma a vacina é um risco a mais”, afirmou.
O próximo passo do movimento é fazer a conexão entre os empresários doadores e a demandas dos municípios. “Alguns municípios do Brasil já estão começando a receber as doações. Lembrando que nosso movimento não recebe doações em dinheiro, apenas faz a conexão do doador com o município. E é impressionante como a gente sente o empresário quer ajudar. Nós só vamos dormir depois que todo cidadão seja vacinado”, destacou.
Unidos pela Vacina
O Unidos Pela Vacina é um movimento apartidário, que já conta com 75 mil voluntárias e surgiu a partir do grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, dona da loja Magazine Luiza.