Vice-presidente da AMA sugere criação de Comitê para fortalecer a busca ativa da educação Educação
Fernando Sergio Lira participou de uma mesa redonda no Seminário da Undime-AL
O vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito Fernando Sergio, participou na tarde dessa sexta-feira, dia 21, do Seminário Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL), na mesa redonda “A Articulação Intersetorial no Fortalecimento da Busca Ativa Escolar em Alagoas”.
Fernando Sergio se comprometeu a levar o assunto na próxima reunião online dos prefeitos para pedir uma atenção ainda maior dos gestores alagoanos sobre o assunto e sugeriu a criação de um Comitê para fortalecer a busca ativa em Alagoas. “A educação sofreu muito com a pandemia, esse foi uma das questões da evasão”, destacou o prefeito ao explicar o trabalho que foi feito em Maragogi. “Para receber benefício tem que ter matrícula de 2021, senão não participa de nenhum programa municipal”, deu o exemplo.
O presidente da Undime-AL, Rubens Araújo, destacou o município de Maragogi como referência no assunto e pediu o apoio dos todos os prefeitos. “As razões das crianças que estão fora da escola não estão reduzidas as questões apenas pedagógicas, a metodologia da busca ativa propõe respostas multisetoriais, qualificando os gestores para identificação das causas da evasão e elaboração de propostas eficazes”, afirmou Rubens.
A deputada estadual Jó Pereira, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Alagoas, também participou do seminário online, e lembrou que na capital também tem o contexto do Pinheiro que também vai influenciar na educação. “A busca ativa é pra mim uma das mais eficientes, importantes e eficazes estratégias de combate a evasão escolar, uma vez que ela permite acompanhar, registrar, controlar, os jovens que estão fora da escola, ou aqueles que tem um risco de evasão”, afirmou Jó.
O seminário também contou com representantes da Secretaria Estadual de Educação, Ministério Público, Conselho Estadual de Educação e Unicef.