Piaçabuçu receberá o projeto Apito no Interior Municípios
Uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos, e a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) estará trazendo para Piaçabuçu o Projeto Apito no Interior.
Esse projeto capacita jovens e adultos que sonham em ser árbitros de futebol, promovendo um curso de qualificação nos dias 13 e 14 de agosto.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Eventos, localizada na Av. Ulisses Guedes, ao lado da Quadra de Esportes, das 8h às 13h.
Para se inscrever, basta comparecer à Secretaria portando RG e CPF.
As vagas são limitadas e abertas para todos que tenham a idade mínima de 18 anos.
Casos de Dengue, Chikungunya e Zika aumentam em Piaçabuçu
Esse período chuvoso é um prato cheio para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, pois isso é importante que as medidas de combate sejam feitas.
A fêmea do inseto deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água parada. Após o contato com o líquido e a combinação com altas temperaturas, ocorre a eclosão dos ovos. O ciclo de reprodução perdura no período de uma semana, e para interromper esse processo é necessário que toda a população esteja empenhada e atenta aos possíveis criadouros.
Para auxiliar no combate da proliferação do mosquito, a coordenadoria de endemias estará realizando mais uma etapa da operação Cata-treco nos dias 12 a 16 de julho.
Essa mobilização tem a função de recolher materiais que não têm mais serventia e ocupa espaços nos quintais das residências, acumulando sujeira e se tornando criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na maioria das vezes são descartados de forma irregular nas ruas Avenidas e terrenos baldios.
“Essa ação é de muita importância para o nosso município porque além de ajudar o meio ambiente ela também estará diminuindo a transmissão de doença como a dengue, zika e chikungunya, principalmente, nesse período de chuva que aumenta a proliferação do mosquito que é o responsável pela transmissão dessas doenças por isso é importante que a população se conscientize e não acumule entulhos”. Disse a coordenadora de endemias, Marilira Soares.
A prefeitura de Piaçabuçu, através da Secretaria de Saúde, divulgou o boletim de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (07).
De acordo com o boletim o município recebeu, até o momento, 7.403 doses da vacina, desse total já foram aplicadas 6.753 doses, sendo 4.940 e 1.813, como primeira e segunda dose, respectivamente. Tendo assim a aplicação de 91% das doses recebidas.
Até o dia 06 de julho 40% da população de Piaçabuçu já foi ou já deu início ao processo de imunização. É importante ressaltar que, a proteção começa, em média, duas semanas após a aplicação da segunda dose no paciente.
Seguindo o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde, neste momento estão sendo vacinadas pessoas de 40 anos acima, sem comorbidade.
Para receber a vacinação, é necessário levar RG, CPF e Cartão do SUS, e procurar a UBS que atende na localidade de sua residência, das 8h às 16h.
Para o secretário de saúde, Geraldinho Beltrão, o município vem avançando gradativamente com o cronograma de vacinação, e orienta a todos que o melhor método de imunização é por meio da vacina.
“Pouco a pouco estamos avançando e obtendo resultados positivos, logo estaremos com toda população vacinada o que é um importante passo no combate a esse vírus avassalador que já levou tantas vidas. É de suma importância que todos vão receber sua dose da vacina quando chegar a sua vez, e assim estaremos vencendo”, disse o secretário.