Presidente da AMA participa da nova pactuação do Escola 10 Educação
O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, representou os prefeitos alagoanos assinando a nova pactuação do programa Escola 10, que visa garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes da rede pública, bem como a melhoria dos índices educacionais das cidades. Prefeitas e prefeitos também participaram do evento hibrido que aconteceu nesta segunda (dia 02).
O regime de colaboração entre Governo do Estado e municípios firmam compromissos para as duas esferas, o que inclui ações para o aumento do nível de proficiência dos estudantes do ensino fundamental em Língua Portuguesa e Matemática e da taxa de participação na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), bem como para a redução das taxas de abandono, reprovação e distorção idade/série (atraso escolar).
Em 2017, quando o programa Escola 10 foi lançado, Alagoas ocupava a última posição no Brasil, e hoje, apenas 4 anos depois, já está na 16ª , com 93% dos municípios alcançando as metas do SAEB. “Isso demostra todo o esforço que os prefeitos fizeram e que, agora, vão continuar fazendo após a reformulação feita oferecendo estímulo aos estudantes e articuladores”, disse Wanderley.
Seis municípios foram premiados por atingirem as metas estipuladas pela SEDUC para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2019. Santana do Mundaú, Jequiá da Praia, Teotônio Vilela, Anadia, Ouro Branco e Belo Monte receberam recursos de R$ 3 milhões para investimentos e podem dobrar o valor, segundo o governador Renan Filho. “Esse é um prêmio muito arrojado”, acrescentou.
Nessa nova fase, o governo incluiu o programa “Vem que dá tempo” que prevê a expansão do ensino Médio modular da EJA na rede estadual e aumento da oferta para os 1ºs e 2ºs segmentos nos municípios . Também prevê a realização de exames de avaliação e certificação do ensino Fundamental, oferta de cursos preparatórios e bolsa formação para profissionais da educação com incentivos financeiros através de bolsas.
O secretário Rafael Brito, disse que o programa é o maior acerto da história da Educação em Alagoas, enquanto o governador Renan Filho chamou os prefeitos para essa nova fase cujo desafio está em fazer com que os alunos retornem as escolas e que jovens e adultos consigam concluir a escolarização através do novo “Vem que dá tempo”. Renan Filho também anunciou que as metas do Escola 10 serão revista.