Mês da Primeira Infância tem programação com palestras, dinâmicas e roda de conversa em Piaçabuçu Municípios
Uma manhã bastante produtiva e rica em conteúdo que envolveu palestras e roda de conversa dinâmicas com a Psicóloga Anne Teixeira e a Assistente Social Aneliza Souza.
A primeira infância é uma etapa fundamental na vida do ser humano para que ele possa realizar seu potencial ao longo de sua existência. Evidências científicas têm demonstrado que o cérebro se desenvolve rapidamente nos primeiros anos de vida e é muito sensível aos cuidados e estímulos ambientais.
Dos 0 aos 6 anos trata-se de um período que é tido como uma “janela de oportunidade” para as crianças, porque nele a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências acontecem com maior facilidade.
“O mês de agosto está sendo considerado o mês da primeira infância. Nós do programa criança feliz, juntamente com o CRAS e o CRIA, realizamos uma roda de conversa para as beneficiárias dos programas, conscientizando sobre os cuidados na primeira infância”, ressaltou a coordenadora do CRIA, Ana Laisa.
As palestras foram ministradas pela Assistente Social e pela Psicóloga do CRAS, Aneliza Souza e Anne Teixeira, respectivamente, em que abordaram sobre:
Ø O que é primeira infância;
Ø A Proteção e prevenção de violações de direitos;
Ø O que é importante para o desenvolvimento na primeira infância;
Ø De que forma os pais podem contribuir na formação da personalidade do seu filho;
Ø Quais fases estruturais da cognição são formadas na primeira infância;
Ø Qual a relação do brincar com o desenvolvimento cognitivo e neuropsicossocial da criança.