AMA apoia projeto de capacitação para jovens empreendedores promovido pela Sedetur Municípios
AMA apoia projeto de capacitação para jovens empreendedores promovido pela Sedetur
‘Empreende Alagoas’ contará com cursos de empreendedorismo para jovens de todos os municípios e facilitará a obtenção de crédito junto às instituições financeiras.
A Associação dos Municípios Alagoanos – AMA -está apoiando o projeto Empreende Alagoas voltado para jovens dos municípios que contará com diversos cursos de capacitação, além da facilitação na obtenção de crédito financeiro. Executado pela da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o foco tem como base a retomada econômica do Estado e foi apresentado nesta segunda, dia 08, durante a reunião semanal da Associação pelo secretário Marcius Beltrão, o superintendente Alay Correia e a coordenadora do programa Roberta Mascarenhas.
O projeto visa qualificar, proporcionar a elaboração de planos de negócios e encaminhar para crédito 5 mil potenciais micro e pequenos empreendedores alagoanos. A escolaridade mínima exigida é a partir do ensino médio e o público alvo do programa serão jovens interessados em iniciar na vida empreendedora, além de empreendedores que estejam com dificuldades na condução dos seus negócios.
Como o foco é na capacitação, a carga horária de cursos é diversa. O itinerário formativo conta com quatro cursos de vinte horas, totalizando 80 horas de aprendizado. Entre os cursos ofertados estão o de Trabalho, Consumo e Empreendedorismo; Mundo dos Micro e Pequenos Negócios; Estratégias Digitais para Pequenos Empreendedores e Plano de Negócio. Além do curso, que será on line, o participante recebe um kit com quatro livros, um para cada modalidade.
A etapa final da capacitação consiste na elaboração de um plano de negócios com o auxílio de consultores. Os planos viáveis serão encaminhados aos agentes financeiros para obtenção de crédito e os 10 melhores projetos serão premiados em dinheiro, sendo R$ 3 mil para o melhor plano, e R$ 500 para o décimo colocado.
Com informações de William Makaisy/ Sedetur