Presidente da AMA esteve presente no evento da Rota da Merenda Escolar – Região Agreste Municípios
A edição do projeto “Na Rota Da Merenda Legal”, região Agreste, aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 02, no auditório do Ifal em Arapiraca, para discutir a importância de alimentos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar.
O programa, promovido pela Unicafes Alagoas, foi desenvolvido em parceria com o Sebrae Alagoas e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O presidente da AMA, o prefeito Hugo Wanderley, destacou que a Associação sempre incentivou a compra da agricultura familiar para merenda escolar e com esse programa vai gerar emprego e renda em todos os municípios.
A ação está desenvolvendo ações itinerantes, visando chamar atenção de gestores e profissionais da Educação para a escolha de produtos da agricultura para a merenda escolar através do programa de Alimentação Escolar (PNAE).
O evento, que já passou pela região Metropolitana e pelo Sul de Alagoas, agora está em Arapiraca para atender 25 municípios da região Agreste.
Numa dinâmica propositiva para uma maior aproximação de cooperativas, agricultores e municípios, o Rota da Merenda leva aos encontros palestras sobre a atualização na legislação do PNAE e apresenta os produtos da agricultura familiar através da exposição da Quitanda Coop.
O funcionamento de políticas públicas inclusivas produtivamente para a agricultura familiar deverá impactar quase 10 mil agricultores, de 34 cooperativas, inseridos na produção de leite, frutas, hortaliças, raízes, aves e pescados.
O Rota da Merenda Legal conta com apoio de instituições como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria Geral, Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Nutrição, Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Participaram do evento: prefeitos, secretários de Educação, secretários de Agricultura, secs. de Desenvolvimento Econômico, Conselhos de Alimentação Escolar, Gerentes Regionais de Ensino, Diretores das escolas municipais, diretores das escolas estaduais, cooperativas, agricultores, nutricionistas, merendeiras, procuradores, controladores e pregoeiros e comissões de licitação.
AMA com informações