‘Sertão de Destaques’ celebra empresas que se destacam em Delmiro e Santana Delmiro Gouveia
Evento contou com bate-papo sobre as melhorias nas empresas a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão
Texto e fotos: João Paulo Macena – Savannah Comunicação Corporativa
Delmiro Gouveia – Para celebrar a força do empreendedorismo do Alto Sertão Alagoano e reconhecer algumas das micro e pequenas empresas que se destacaram ao longo do ano de 2021 na região, o Sebrae Alagoas realizou na noite de terça-feira (07), em Delmiro Gouveia, o evento ‘Sertão de Destaques’. O momento contou com um bate-papo com alguns empresários e apresentação de seus casos de sucesso diante da aplicação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) nestes negócios.
O encontro foi mediado pelo consultor de empresa credenciada ao Sebrae Alagoas, Sacha Passos, que apresentou o MEG às partes interessadas das empresas, como os sócios, clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Ele destacou como o modelo contribuiu para que as empresas delmirenses se destacassem ao longo do ano.
“Crescimento é constância, vontade e continuidade. E esses empresários têm feito isso de forma efetiva. Esse modelo do MEG tem gerado resultados muito efetivos. Fizemos um diagnóstico com os empresários e agora eles recebem a devolutiva, com observações em relação às possibilidades de desenvolvimento das empresas e como o referencial de nota e crescimento dessas empresas tem aumentado”, destaca Sacha Passos.
Sacha também abordou os módulos da metodologia aplicada nas empresas, que também orientaram o bate-papo que foi dividido por módulos e pilares. O primeiro foi o ‘Módulo Comportamental’, que contou com um empresário representando pilares como liderança, clientes, estratégias e planos. No pilar Clientes, os empresários foram Marcos Oliveira, da escola Módulo Saber, e Matheus Crisóstomo, da Pisebem Revestimentos. No quesito Estratégias e Planos, o representante foi Silvânio Bezerra, da Controller Contabilidade. No pilar Liderança, foi a empresária Katiany Toledo, da São Lucas Diagnósticos.
“Todo esse modelo, esses pilares têm ajudado a profissionalizar a nossa empresa. Os nossos liderados passaram a ter um direcionamento, enxergar onde a empresa está e onde ela quer chegar. Esse modelo nos deu uma base muito importante que mudou muito a nossa forma de enxergar o negócio, principalmente de forma interna. Depois dessa consultoria demos continuidade a isso para amadurecer o negócio verdadeiramente e, hoje, colhemos os frutos disso. Foi um divisor de águas”, afirma Katiany Toledo.
No módulo Técnico, no pilar sobre Processos, esteve presente a empresária Vânia Araújo, da Casa da Cópia; no pilar Informações e Conhecimentos, o empresário Rafael Clemente, do Hotel Pedra do Sino. No quesito Tesultados, o empresário Ismael Sá, da Unijet. No quesito Sociedade, o empresário Eliseu Gomes, da Pousada, Restaurante e Reserva Castanho falou sobre as formas que seu negócio se relaciona com o meio ambiente e a população circunvizinha.
“Todas as empresas têm que lidar bem com o meio ambiente, independentemente do segmento. Essa é a nova realidade e temos que criar soluções para enfrentá-las. A nossa missão é grande, não somente para os Cânions do São Francisco ou para o estado, mas para todo o Brasil. O Castanho é uma empresa com 82 pessoas que entende bem as empresas precisam cuidar do meio ambiente. Hoje as empresas precisam cuidar do tripé meio ambiente, trato com o funcionário, seguindo as leis trabalhistas e a inclusão social, capacitando e educando ecologicamente o cidadão”, pontuou Eliseu Gomes.
Resultados do Sebrae em Delmiro Gouveia
Durante o evento, alguns analistas do Sebrae Alagoas também foram homenageados pelo desempenho em 2021. O gerente-adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, destacou alguns dos resultados que ajudaram a tornar a agência a terceira melhor entre todas do Sebrae no Brasil, de acordo com o Net Promoter Score (NPS – pontuação líquida de promotores). O NPS consiste em um indicador de desempenho que revela a proporção de clientes que atuam como promotores da marca – refletindo, assim, o grau de fidelidade deles.
De 2014 até este ano, a agência passou de 2 mil horas de consultorias por ano para mais de 10 mil horas, atendendo mais de 3 mil negócios, quase 30% de todas as micro e pequenas empresas do Sertão Alagoano. O modelo de relacionamento da agência já passou a inspirar agências do Sebrae em outros estados, como Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Ceará.
“Tivemos esse resultado graças à avaliação que as empresas daqui fizeram de nós. Quem disse foi a figura mais importante da nossa empresa, que é o cliente. Nada é mais importante do que conhecer o cliente. É muita presunção achar que sempre sabemos o que o cliente precisa. Quem tem que dizer isso é o próprio. O mercado, os clientes são quem legitima se algo dará certo ou não. Eles são as melhores fontes de informação de qualquer negócio. Por isso é importante ter um bom relacionamento com eles, criar vínculos e confiança”, lembra Vitor Pereira.
Ele ainda abordou o desenvolvimento do município a partir da força da indústria no passado e crescimento e consolidação do comércio atualmente, levantado por empresas como as que participaram do ‘Sertão de Destaques’.
“Aqui ainda nascerão novos empreendimentos com alto nível de competitividade. Vocês têm uma responsabilidade muito grande. São os empresários destaque da cidade e terão que manter esse nível de competitividade para que não venham as empresas de fora e façam melhor, para que elas pensem mais antes de investir em um segmento sem saturação de mercado e muitas oportunidades, o cara vai investir e abrir um empreendimento melhor. Por isso, é importante que vocês continuem se posicionando bem, se modernizando para evoluir”, finaliza Vitor Pereira.
Empresas de Santana do Ipanema são reconhecidas pelo Sebrae no ‘Sertão de Destaques’
Texto e fotos: João Paulo Macena – Savannah Comunicação Corporativa
Santana do Ipanema é um dos principais polos do comércio no Sertão Alagoano. E um pouco da força desta cidade e a variedade de micro e pequenas empresas competitivas foram demonstradas durante o evento ‘Sertão de Destaques’, realizado na noite de quinta-feira (09), no município. O evento marcou a celebração do trabalho feito pelo Sebrae nas empresas da região e contou com um bate-papo com alguns empresários e apresentação de seus casos de sucesso diante da aplicação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) nestes negócios.
O momento foi mediado pelo consultor de empresa credenciada ao Sebrae Alagoas, Sacha Passos que apresentou o MEG, as partes interessadas das empresas como os sócios, clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Ele também apresentou como o modelo contribuiu para que as empresas do Sertão pudessem se tornar mais competitivas a partir de um diagnóstico realizado ao longo do ano.
Este diagnóstico é uma das portas de entrada dessas empresas para um bom relacionamento com o Sebrae Alagoas. Essas empresas foram selecionadas com base nesse trabalho. O diagnóstico é um instrumento valioso para enxergar a evolução da empresa e ajuda a equipe do Sebrae a trabalhar as soluções, entendendo bem o que cada uma precisa.
Sacha também abordou os módulos da metodologia aplicada nas empresas, que também orientaram o bate-papo que foi dividido por módulos e pilares. O primeiro foi o ‘Módulo Comportamental’, que contou com um empresário representando pilares como Liderança, Clientes, Estratégias e Planos.
No pilar Liderança, abordando as formas como o líder conduz a empresa e define os rumos do negócio através da missão, visão e valores, estiveram os empresários Roniel Alencar, da Passarela Modas, e Douglas André, da Escontil Contadores Associados, que falou sobre a utilização de ferramentas de avalição para a melhoria da liderança.
“Ultimamente, temos feito pesquisas de satisfação junto ao cliente não somente junto ao cliente externo, mas também com o interno para conhecer a satisfação do colaborador. Outro aspecto desenvolvido é o clima organizacional. Estamos fazendo um trabalho sobre os aspectos de liderança e elaborando o nosso código de cultura que junto da missão, visão e valores, nos ajuda a definir melhor o que queremos alcançar”, afirma Douglas.
No pilar ‘Estratégia’, o empresário convidado foi Josinaldo Soares, da Edinho Center Car, que também é presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema. Ele lembrou a importância de um bom planejamento estratégico e de buscar o Sebrae para apoiar neste aspecto.
“A palavra é gratidão. Eu só gostaria de agradecer a todos os empreendedores presentes ao evento e dizer que procurem as soluções do Sebrae em 2022. No próximo ano, a nossa associação fará 50 anos e será um momento desafiador. Eu fico lisonjeado em viver esse momento. Que Deus permita que seja um ano de muita prosperidade e saúde. Diversos empreendimentos serão inaugurados aqui em 2022. Só sou grato por essa parceria com o Sebrae. Que todos possam contar conosco”, ressalta.
No pilar ‘Clientes’, os casos de sucesso foram apresentados por Rômullo Ferro, da RFtur e Josy Soares, da Josy Boutique. No quesito ‘Pessoas’, o empresário foi Cleberson Paulino, da loja Rei das Variedades. No painel ‘Técnico’, foram apresentados os pilares ‘Informações e Conhecimento’, com Katiúcia, do Pingo d’Ouro Supermercado. ‘Sociedade e Resultados’, por Carol Magalhães, da Unidente; e ‘Processos’, pela empresária Josineide Machado da Contabilize.
Resultados do Sebrae no Sertão
Durante o evento, alguns analistas e colaboradores do Sebrae também foram homenageados pelo desempenho em 2021. O gerente-adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, destacou alguns dos resultados que ajudaram a tornar a agência a terceira melhor entre todas do Sebrae no Brasil, de acordo com o Net Promoter Score (NPS – pontuação líquida de promotores). O NPS consiste em um indicador de desempenho que revela a proporção de clientes que atuam como promotores da marca — refletindo, assim, o grau de fidelidade deles.
De 2014 até este ano, a agência passou de 2 mil horas de consultorias por ano, para mais de 10 mil horas, atendendo mais de 3 mil negócios, quase 30% de todas as micro e pequenas empresas do Sertão Alagoano. O modelo de relacionamento da agência já passou a inspirar agências do Sebrae em outros estados como Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Ceará.
Vitor Pereira reforçou a importância de posicionar e segmentar bem o público para atender o cliente certo, com o produto certo para o momento certo.
“Há mais de seis anos eu estudo os clientes. Nada pode ser mais importante em um negócio que conhecer bem os clientes. Por isso fazemos essas iniciativas e momentos de ouvir o cliente como através de questionários. Isso nos traz informações valiosas que nos ajudam a definir a nossa estratégia de atuação. Empresas de todos os segmentos devem buscar entender melhor qual a principal representatividade na carteira de clientes”, enfatiza.
Ele também elogiou a organização e força do comércio da cidade.
“A cidade parece um shopping a céu aberto, dada a qualidade de algumas lojas. Comparando com outras cidades, não vejo outra com um nível de comércio de Santana proporcionalmente ao seu tamanho. Maceió e Arapiraca talvez tenham quando junta tudo. Mas, em média, por metro quadrado, o nível do comércio local é mais bem organizado”, finaliza Vitor Pereira.
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito: (82) 99162-5416