Presidente da AMA destaca conquistas e lutas de 2021 Municípios
Em meio à mais uma ano de pandemia, com o início da imunização e com um cenário político instável nacionalmente, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, prefeito de Cacimbinhas, destaca que apesar de todas as dificuldades encontradas para as gestões, o movimento municipalista avançou e conquistou diversos pleitos importantes.
Hugo Wanderley voltou ao comando da entidade em janeiro deste ano, tendo como vice-presidente o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira. O primeiro ano dessa nova gestão foi marcado pela forte atuação e o estreitamento de parcerias com foco na defesa das cidades, sempre seguindo a ciência e com espaço aberto para o diálogo.
“Em 2021 passamos por mais uma bomba de compressão com a explosão de casos da Covid-19, a forte campanha de imunização e a tão esperada retomada econômica de diversos setores. Não foi fácil administrar com essas adversidades, mas os prefeitos e prefeitas vêm cumprindo o seu papel”, destacou o presidente.
40 anos de municipalismo forte em Alagoas
Em 2021 a AMA comemorou os 40 anos de existência, sempre na vanguarda na luta e na defesa dos municípios alagoanos. Durante essas quatro décadas, a entidade se tornou referência em autonomia e em uma grande casa para a formação dos servidores e técnicos do serviço público municipal.
Covid-19
Empenhada no combate desde os primeiros meses da pandemia, a AMA continuou forte nas orientações e sendo a principal ponte entre os órgão na articulação da vacinação e nas estratégias de combate ao vírus.
Os municípios se empenharam durante a vacinação contra o novo Coronavírus e seguem imunizando a população, reforçando a necessidade da terceira dose e de continuarem com todos os cuidados necessários.
Conquistas
De forma articulada com a liderança da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os prefeitos alagoanos e de todo o Brasil se organizaram e lutaram por pleitos importantes para a administração pública, a fim de fortalecer as gestões e promover a garantia de direitos às cidades.
Graças à forte articulação e mobilização dos gestores, grandes pautas como o 1% do FPM de Setembro, o parcelamento das dívidas previdenciárias, o auxílio financeiro da saúde dos municípios, a aprovação da PEC dos Precatórios e tantos outros avanços puderam ser vivenciados ainda em 2021.
Alagoas no topo
Hugo Wanderley também comemorou a presença de dois grandes alagoanos em grandes posições de respeito em Brasília. A prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão, foi eleita como vice-presidente da CNM, cargo que ocupa sendo articuladora direta com o também alagoano e presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira.
Seca
Os problemas de seca e estiagem nunca foram novidades em Alagoas, mas em 2021, o que surpreendeu foi a omissão do Governo Federal em ameaçar, por diversas vezes, suspender a Operação Pipa nos municípios, que beneficia milhares de pessoas do Sertão e Agreste de Alagoas.
Sempre a postos em defesa dos municípios, a AMA manteve durante todo o ano, uma fiscalização constante para que a atividade não fosse suspensa ou reduzida. Outros órgãos como a Defensoria Pública da União e os parlamentares alagoanos se somaram à luta e não baixaram a guarda.
Fechamento de agências
De maneira arbitrária, o Banco do Brasil fechou agências e postos de atendimento em todo o território nacional, inclusive em 10 municípios alagoanos. Preocupado com o impacto dessa medida que afeta milhares de cidadãos que dependem dos serviços prestados pela instituição financeira, o presidente da AMA encabeçou uma mobilização nacional ao lado da CNM e de deputados federais.
Após a reivindicação da Associação, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados fez uma visita técnica aos municípios de Maribondo e Dois Riachos, em junho, para averiguar o fechamento de agências do Banco do Brasil (BB) no Estado. A visita foi acompanhada pelo presidente Hugo Wanderley, prefeitos da região e parlamentares.
Para 2022
O próximo ano já iniciará com novos ares, trazendo de volta da “Feira dos Municípios Alagoanos”, que será realizada entre os dias 20 a 23 de janeiro, em Maceió, prometendo uma grande celebração da cultura, da gastronomia e da irreverência do povo de Alagoas.
Para além das comemorações, é esperado ainda mais empenho dos prefeitos e prefeitas no fortalecimento das ações do movimento municipalista e o avanço de todos os 102 municípios alagoanos.