Branquinha tem a 9ª melhor assistência de Atenção Básica à Saúde de AL e ocupa a 11ª posição do Brasil Branquinha
Com pouco mais de um ano de gestão, a Saúde do município de Branquinha garantiu um grande marco, com avanços a nível estadual e também nacional. No último quadrimestre de 2021, nos indicadores do programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, os dados classificam a cidade com a 9ª melhor assistência de Atenção Básica à Saúde em Alagoas, e 11ª posição em todo o Brasil.
A notícia foi recebida com entusiasmo e alegria pelo secretário de saúde, Renato Purificação. “Ao assumirmos a gestão, no primeiro quadrimestre de 2021 ocupávamos a 58° posição, mas fruto de muito trabalho em equipe, investimentos importantes – como a ampliação na oferta de especialidades médicas, aquisição de novos equipamentos, abertura de uma nova unidade, ampliação nos serviços e a busca permanente pela prestação de uma saúde de qualidade à nossa população, no segundo quadrimestre do mesmo ano, os índices avançaram e ocupamos a 33° posição. Agora, recebemos esta grande notícia que atesta que o planejamento diário, aliado ao trabalho incansável da nossa equipe, garantiu essa colocação tão importante. 9º lugar em Alagoas e 11º em todo o Brasil. Vamos seguir trabalhando seriamente para avançarmos cada vez mais”, disse.
Para o prefeito Neno Freitas, os índices que devem ser comemorados, servirão como estímulo para que os avanços na saúde municipal sejam uma constante. “A Atenção Básica tem um papel fundamental na saúde, pois ela é a porta de entrada do usuário. Desde quando assumimos a gestão, planejamos, estabelecemos metas, prioridades, qualificamos nossos profissionais, estruturamos as Unidades Básicas, fortalecemos a assistência farmacêutica e implantamos novos programas, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida de algumas especialidades. Esse resultado a nível estadual e nacional, nos orgulha e nos motiva a seguir empenhando esforços para garantir aos branquinhenses o acesso aos serviços em saúde de forma humanizada e com qualidade permanente. Parabéns aos valorosos profissionais, que com muita dedicação, contribuiu para nos colocar nesse patamar de excelência”, finalizou o gestor.