Alerta: Período chuvoso favorece a proliferação da dengue Coruripe
Secretaria de Saúde de Coruripe alerta para o aumento de focos do mosquito e de casos
Estamos enfrentando um período intenso de chuvas. Com isso, a Secretaria de Saúde de Coruripe faz um alerta para o aumento da proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Os cuidados devem ser redobrados para combater o surgimento de focos do Aedes Aegypti.
Os cuidados da população devem ser intensificados para evitar possíveis criadouros. Para isso, a população precisa limpar sua casa com frequência, intensificando para não deixar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e, ou qualquer outro recipiente que possa acumular água em locais que possam permitir a reprodução do mosquito.
A limpeza precisa ser constante, mantendo atenção para lixeiras sempre fechadas, ralos de banheiros e de áreas externas sempre limpas e com tela. A caixa d’água precisa ser mantida fechada e sua limpeza ser frequente.
“Tivemos um aumento de casos suspeitos de dengue. De janeiro a abril foram quatro casos notificados. Em maio nas três primeiras semanas subimos para 12 casos suspeitos de dengue. Também já tivemos casos de Chikungunya. É um momento preocupante. Estamos observando que os casos estão aumentando. Os cuidados precisam ser redobrados”, alertou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Gilvania Xavier.
No início desta semana, as equipes de Endemias realizaram inspeções no Conjunto Joaquim Beltrão e foram encontrados focos do mosquito. Em seis imóveis os agentes descobriram larvas que deram positivo para o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
“Diante do que estamos encontrando nas residências, dos casos já apontados e da crescente procura de pacientes suspeitos na UPA, existe um sinal para um possível surto. Precisamos aumentar os cuidados e intensificar a limpeza”, encerrou Xavier.