Dia Nacional de Combate ao Racismo tem roda de diálogo no quilombo Birros, em Teotônio Vilela
Na tarde desta sexta-feira (13) a comunidade quilombola Birros recebeu o cineasta, escritor, professor e diretor Joel Zito Araújo. O encontro aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.
Realizado pela deputada estadual Jó Pereira com apoio de prefeitura de Teotônio Vilela e do Instituo Raizes da África, o evento debateu sobre as demandas sócio político econômicas dos quilombos, das mulheres quilombolas e seus povos.
Com o tema “Diálogos Atemporais: Aquilombamentos em conversa”, o encontro reuniu mulheres quilombolas que fazem parte dos quilombos Birros e Abobreiras, ambos em Teotônio Vilela. Além disso, duas representantes de um quilombo em Taquarana também estiveram no evento.
De acordo com Maria Vilma, representante da secretaria de educação, proporcionar um momento como esse para as mulheres quilombolas de Teotônio Vilela é sinônimo de pertencimento e representatividade.
“Há uma discussão em nível estadual acerca do epoderamento das mulheres pretas, das mulheres quilombolas e então como a nossa cidade tem dois quilombos, a deputada apoiou esse movimento e combinou de fazer esse evento que traz o Fórum Estadual das Mulheres Quilombolas para nosso município”.
Em Teotônio Vilela foi criado um estatuto municipal para instituir o Fórum Estadual de Mulheres Quilombolas, que já existe em outros municípios do estado.
Para Arísia Barros, professora e coordenadora do Instituto Raizes de África, esse encontro na data de hoje serve principalmente para empoderar essas mulheres quilombolas. “A proposta é de desconstruir a história que se conta, de dar possibilidades e mostrar outras perspectivas para essas pessoas. Mostrar as capacidades, os horizontes e valorizar ainda mais nossas culturas plurais”.
O prefeito Peu Pereira falou sobre a importância do povo quilombola e seus protagonismo no município. “Falar sobre essa data em um quilombo do município é gratificante. Falar sobre desenvolvimento, mostrar a cultura e história do nosso povo, do nosso território, e levar reconhecimento e novas possibilidades é um papel importante desenvolvido pela secretaria municipal de educação”.
Ele aproveitou a oportunidade também para agradecer a presença da comunidade, do cineasta e sua esposa e da iniciativa da deputada Jó Pereira.