Presidente da AMA reforça medidas de apoio ao enfrentamento às fortes chuvas Meio ambiente
O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, alertou sobre a necessidade de suporte aos municípios mais castigados pelas fortes chuvas, em entrevista a TV Gazeta, nesta segunda (30). Várias medidas de enfrentamento aos desastres naturais, como os deslizamentos de terra, estão sendo executadas pela Entidade, em parceria com prefeitos e o governo do Estado. Para ajudar a população, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) lançou uma campanha pública de solidariedade com a arrecadação de donativos, principalmente alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e água potável.
Junto com a Defesa Civil, a AMA monitora a situação dos municípios em situação de alerta, como também as condições meteorológicas, números de desabrigados e desalojados através das coordenadorias municipais e da sala de monitoramento, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A Associação pede que os técnicos façam a atualização diária com a consolidação dos dados de cada município.
“A AMA oferece o suporte técnico para os coordenadores que precisam de apoio no envio da Notificação Preliminar de Desastre. Essa notificação é essencial para captação de recursos de socorro humanitário e o restabelecimento dos danos causados”, disse Margarete Bulhões, coordenadora técnica da AMA.
Aos municípios que foram atingidos com menos intensidade, o presidente faz um apelo para ajuda com o empréstimo de máquinas, equipes de ajuda e donativos. “Neste momento, alguns colegas estão passando por momentos difíceis e precisamos segurar as mãos, principalmente para abraçar quem está passando por maior dificuldade. O momento é de salvar e preservar vidas”, alerta Wanderley. De acordo com ele, o governador Paulo Dantas irá anunciar uma série de medidas em coletiva para imprensa, nesta segunda (30), para auxiliar cada região afetada e as pessoas desalojadas e desabrigadas.
Sobre a campanha da AMA, você pode ajudar as famílias alagoanas que foram afetadas pelas fortes chuvas com uma doação, que pode ser de alimentos não perecíveis, água mineral, medicamentos, roupas e afins. Faça a sua parte. Nosso ponto de entrega é na Avenida Dom Antônio Brandão, 218, Farol.
Veja o pronunciamento:
Galeria de fotos: