Volta às aulas: Chuvas alteram calendário da Rede Municipal de Coruripe Coruripe
Aulas serão retomadas no dia 1º de julho, totalmente presencial, antecipando parte do recesso do final do ano
Texto e fotos: Roberto Miranda
As fortes chuvas que caíram em Coruripe causaram muitos transtornos, afetando a vida de centenas de famílias entre as zonas urbana e rural, e deixando muitos desalojados e desabrigados. Sendo este, um dos principais motivos para o prolongamento do recesso escolar do meio do ano.
As aulas, que retornariam no dia 15 deste mês, tiveram que ser adiadas para o dia 1º de julho, antecipando quinze dias das férias de janeiro, como forma de não prejudicar o calendário e cumprir os 200 dias letivos.
Na tarde desta terça-feira (14), a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Saúde apresentou a reformulação do calendário letivo de 2022, durante reunião do Conselho Municipal de Educação, que deliberou e aprovou as mudanças.
“As chuvas causaram muitos transtornos em Coruripe. Por isso a necessidade de revisar o calendário escolar e antecipar as férias de janeiro. Em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Educação foi deliberado e aprovado que as aulas retornarão 100% presenciais no dia 1º de julho”, explicou a gerente Técnica e Pedagógica da Secretaria de Educação de Coruripe, Fabiana Rocha.
Atualmente, oito escolas municipais estão sendo usadas como abrigos para as vítimas das chuvas. Além disso, outras dez unidades sofreram danos com após as fortes chuvas.
De acordo com a gerente, para adiar o retorno sem prejudicar o calendário letivo, foram antecipadas as férias de janeiro em 15 dias para o mês de julho, prazo que será utilizado para realizar a desocupação das escolas, limpeza e reorganização das escolas para receber os alunos após o recesso.
“Algumas escolas estão passando por reparos devido às fortes chuvas. Outras estão sendo usadas como abrigo. Após a desocupação, essas unidades terão que passar por alguns reparos e um processo de limpeza. Por isso a necessidade de antecipação das férias de janeiro. Mas, nenhum aluno da rede municipal sofrerá qualquer tipo de perda e todos terão os 200 dias letivos”, afirmou.
Nos próximos dias, o novo calendário escolar será enviado às unidades de ensino para divulgação à comunidade escolar e para o replanejamento das atividades pedagógicas do ano letivo em curso.
“Vamos cumprir o determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN) e dar prosseguimento às ações planejadas que objetivam recompor a aprendizagem prejudicada pelo período pandêmico, sem prejuízo algum, das férias dos servidores”, encerrou a gerente Técnica e Pedagógica da Secretaria de Educação de Coruripe, Fabiana Rocha.
Sugestão de legenda das fotos: Durante reunião, Conselho Municipal de Educação delibera e aprova novo calendário escolar de Coruripe