Programa L@b Educa realiza aplicação de prova piloto na Escola Cláudio Daniel Coruripe
As outras 15 escolas da rede que também receberam os kits começam a utilizar ainda essa semana
A Secretaria de Educação iniciou nesta segunda-feira (12), a aplicação das provas piloto utilizando o programa L@b Educa. A avaliação teste começou com os alunos do 5º ano da Escola de Educação Básica Cláudio Daniel. O novo programa visa oferecer experiências digitais nas escolas, fortalecendo a recuperação da aprendizagem pós-pandemia por meio da tecnologia, e contribuindo com a preparação dos estudantes para as provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), entre outras avaliações.
O L@b Educa é um laboratório móvel e conta com uma estrutura com equipamentos de alta performance. Faz parte do kit que cada uma das 16 escolas de Ensino Fundamental da rede recebeu: data show, roteador, projetor e 40 tablets. Além de um software que vai contribuir com o aprendizado e possibilitar que os alunos apliquem os seus conhecimentos e habilidades fundamentais na Era do Digital.
O coordenador do Programa L@b Educa, Joel Carvalho, falou sobre o funcionamento no município e também sobre a ampliação para melhor atender a rede.
“Estamos muito felizes com o início das atividades das salas móveis, uma ferramenta inovadora que visa ser um termômetro em relação aos níveis de aprendizado do nosso alunado, e com isso fortalecer as estratégias de recuperação da aprendizagem de uma forma mais rápida e assertiva. O programa em Coruripe conta hoje com 781 tabletes, divididos em gabinetes que já começam a ser utilizados nesta semana em todas as escolas. A intenção da Semed, através da secretária Cintya Alves, é ampliar o programa trazendo em breve mais cinco salas móveis para o município, para atender melhor a demanda da rede”, explicou o coordenador.
3ª Oficina Pedagógica
Simultaneamente ao diagnóstico interno com a utilização dos laboratórios móveis que acontecia na Escola Cláudio Daniel, gestores e coordenadores escolares se reuniam na Escola Maria Alice em mais uma Oficina Pedagógica para discutir resultados da aprendizagem.
“Estamos discutindo em mais uma oficina os resultados da aprendizagem focados nos três primeiros bimestres. Avaliamos a evolução e verificamos no que a rede precisa evoluir. Ainda teremos pela frente 20 dias de ano letivo e 10 dias de recuperação para que a gente possa finalizar 2022. A partir das discussões de hoje ainda podemos ver possibilidades de intervir nos resultados para que o ano 2023 possa ser iniciado com uma preparação maior dos nossos alunos”, explicou a gerente administrativa e pedagógica da Semed, Fabiana Rocha.
A gestora da Escola Liege Gama, Rosikeila Rogério, pontuou que a oficina tem um papel muito importante para todos os gestores escolares.
“Este momento de discussões é muito importante, momento para rever tudo que a gente fez nos bimestres passados. A partir de então, podemos planejar nossos resultados. Nesta oficina estamos com um olhar bem na frente, já estabelecendo metas para elevar ainda mais a educação de Coruripe, mantendo-a em nível de excelência”, encerrou.
—