Centro de Especialidades de Piaçabuçu realiza palestra de conscientização sobre a Saúde Mental Municípios
Neste mês é celebrado o Janeiro Branco, que busca chamar a atenção das pessoas para as necessidades relacionadas à saúde mental, a depressão e o cuidado com os sentimentos. A escolha do período não é por acaso: o início de um novo ano pode gerar ou aumentar a ansiedade, seja pela frustração de não ter cumprido metas do ano anterior, ou pelo anseio por mudanças. Para alguns, é necessário jogo de cintura e habilidades emocionais para encarar todas as demandas e expectativas, o que pode desencadear diversas preocupações e síndromes de ansiedade e depressão.
Diante desse contexto, com o objetivo de conscientizar a população sobre a saúde mental, a Prefeitura de Piaçabuçu, através da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Especialidades, realizou uma palestra de conscientização sobre o assunto para pacientes assistidos pelo centro.
Para a coordenadora do centro, Raphaynne Marinho, é de suma importância ficar em alerta no menor sinal de ansiedade, e procurar atendimento.
“As pessoas atualmente não compreendem que a ansiedade e a depressão também são problemas psíquicos, e que apresentam o maior índice de crescimento hoje entre as doenças mentais diagnosticadas e precisam de tratamento, de cuidados. Estamos com uma equipe altamente qualificada para atender a todos. Precisamos entender que ao menor sinal de ansiedade é necessário procurar ajuda. Cuidar da saúde mental é um dever de todos”, enfatizou ela.
A palestra foi ministrada pela psicóloga Samara Feitosa e aconteceu no próprio centro de especialidades, juntamente com as demais profissionais.