A expectativa do Palácio do Planalto é encaminhar na segunda semana de fevereiro o texto sobre a reforma da previdência para votação no Congresso Nacional. A expectativa tem sido alta dos alagoanos que aguardam as definições do governo federal sobre as regras estabelecidas para aposentadoria.Alguns municípios alagoanos contam com o regime próprio de previdência e muitos aposentados e pensionistas sofrem com o déficit, que chegaram até ter seus vencimentos pagos com atraso. Em entrevista ao site CadaMinuto https://www.cadaminuto.com.br/noticia/332889/2019/01/21/a-previdencia-tem-sufocado-os-municipios-alerta-presidente-da-ama-sobre-necessidade-da-reforma
o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a previdência tornou-se um problema para os Estados e municípios, o que precisa ser discutido com bastante cautela. A previdência tem sufocado os municípios e isso não diferente para os Estados e municípios , colocou Hugo Wanderley.De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a reforma previdência e extremamente importante, pois o país não tem condições de não fazer as modificações. Os municípios ficam com extrema dificuldade, já que alguns estão com duas situações diferentes: uns no regime geral e outros no regime próprio. A reforma se torna mais importante para as futuras gerações e que poderão pagar esse custo muito alto .
O contribuinte
Com o anúncio das mudanças das regras para aposentadoria, muitas pessoas que estavam próximas de conseguir o benefício ficaram temerosas, como o caso da maceioense Cleide Araújo. Eu trabalho desde nova com carteira assinada. Quando começaram a falar sobre a reforma, pensei que não iria conseguir me aposentar como estava planejando agora com 60 anos. Mas mesmo assim ainda fico preocupada de ter o benefício atrasado com tantos problemas que vemos nos jornais. Espero que essa reforma seja boa para todos , colocou ela.
Já o empresário Ferreira da Silva afirma que a expectativa é que o trabalhador não venha a ser o único atingido pelas reformas. Se faz necessário que a classe política também seja atingida. Aposentadorias especiais também precisam passar por reformas, não só s trabalhadores tradicionais, mas todas as categorias precisam dar sua cota de sacrifício .