Agentes de endemias e Defesa Civil realizam mutirão contra o Aedes Aegipty em Limoeiro de Anadia Limoeiro de Anadia
Uma ação conjunta envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual resultou na realização de um grande mutirão para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Em Limoeiro de Anadia, cerca de 20 pessoas, entre agentes de endemias e técnicos da Defesa Civil, realizaram nesta quinta-feira (14) uma verdadeira varredura nos pontos mais críticos da cidade em busca da eliminação dos focos do mosquito.
Paralelamente, os profissionais envolvidos na força-tarefa tiveram a missão de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o armazenamento de água. Na oportunidade também foram identificados imóveis abandonados com focos a serem desativados, pneus, barris e demais recipientes que acumulem água.
Nos locais onde não era possível descartar a água, muitas vezes por ser a única reserva da família, os agentes de endemias aplicaram o larvicida Sumilarv, produto químico a base de piriproxifeno que controla as larvas e regula o crescimento dos mosquitos.
De acordo com a secretária de Saúde de Limoeiro, Raphaela Brasil, a ação foi de grande importância e deve contar com a participação de todos. “A responsabilidade não é só dos poderes públicos, mas de toda a população. A secretaria de Saúde e as demais do município continuam trabalhando diariamente no sentido de erradicar os focos do mosquito. Pedimos a colaboração de toda a sociedade limoeirense para que, juntos, possamos vencer essa guerra contra o Aedes”, alertou a secretária.
A força-tarefa contra o Aedes Aegipty vem sendo feita simultaneamente em outras cidades do interior de Alagoas, mobilizando mais de 200 pessoas.
ASCOM / ANADIA