Água Branca se prepara para mais uma edição do Festival de Inverno em agosto Água Branca
Vanessa da Mata, Mari Fernandes e Calcinha Preta são algumas atrações que fazem parte da programação do maior evento de frio no sertão alagoano
Turistas de Alagoas e de todo o Brasil já podem tirar os agasalhos do guarda-roupa e marcar as datas na agenda. O Festival de Inverno de Água Branca (FIAB) chega neste ano em sua 18ª edição nos dias 11, 12 e 13 de agosto.
Com o tema “Tradição, Serra e Frio no Sertão”, o evento está consolidado no Circuito do Frio de Alagoas e do Nordeste, sendo o pioneiro no Estado realizado desde o ano de 2004, atraindo visitantes de toda parte do país que busca por momentos de lazer em um clima convidativo para saborear uma boa bebida e comidas típicas da região interiorana.
Serão três dias de festa, com início no dia 11 de agosto (sexta-feira) com shows musicais de Fabinho Pressão, Calcinha Preta e Unha Pintada. No dia 12 de agosto (sábado), irão se apresentar a cantora Gau, Vanessa da Mata e Zezo Potiguar. Já no dia 13 de agosto (domingo), é a vez de Mara Souza, Mari Fernandes e Thiago Aquino. Os shows acontecem a partir das 21h, em uma mega estrutura que será montada no Centro Histórico. Os intervalos das bandas serão animados pela Tenda Eletrônica com DJ Guga e DJ Rafa.
A cerca de 308 km da capital alagoana, Água Branca está situada na região Serrana do Sertão Alagoano e se destaca nesta temporada de inverno por seu clima frio. A sensação térmica pode chegar aos 12° graus em razão da sede da cidade está localizada em uma serra com altitude de 570 metros acima do nível do mar, considerada a segunda cidade mais alta de Alagoas, além das cachoeiras que se tornam ativas, e dos atrativos turísticos dos casarões construídos no século XIX e da grande riqueza da cultura popular.
Para o prefeito Zé Carlos, a realização do FIAB a cada ano tem superado as expectativas com recordes de público fazendo com que os leitos dos hotéis e pousadas da região fiquem praticamente lotados. “O Festival é uma das melhores épocas do ano. A economia local fica a todo vapor. Circulação de turistas em restaurantes, bares, lojas, mercados, salões de belezas, além do fomento à economia criativa com a venda dos belíssimos artesanatos produzidos pelos artistas do município. Estamos com ótimas expectativas para ser mais um ano de sucesso. Que os visitantes possam conhecer e levar um pouco de Água Branca no coração, nossa cidade receberá de braços abertos”, destaca o Prefeito.
Para o secretário municipal de Juventude, Cultura, Turismo e Desportos, Heládio Cardeal, a participação dos artistas locais como Fabinho Pressão, Gau e Mara Souza, fazendo em mais uma edição a abertura dos shows no palco principal do FIAB, é uma forma de vitrine e valorização dos talentos água-branquenses. “É importante darmos visibilidade aos trabalhos desses artistas. Eles levam o nome de Água Branca em suas apresentações e devemos sempre incentivar, reconhecer as diversidades culturais. É dessa forma que outras oportunidades podem surgir e assim eles irem cada vez mais longe”, pontua.
Em razão da grande procura de hospedagem na cidade, a Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Turismo e Desportos (SMJCTD) retomou a iniciativa da edição do ano passado, em cadastrar moradores que têm casas, apartamentos, chácaras, quartos ou dependências que estejam disponíveis e queiram alugar durante o período do FIAB. Nos próximos dias, serão divulgados no Instagram da Prefeitura de Água Branca (@prefeituradeaguabranca) e da Secretaria Municipal de Cultura (@secdeculturaeturismoab), os locais e contatos cadastrados como também os das pousadas e hotéis da região.
O Festival de Inverno também promoverá a ação social “Campanha do Agasalho”, com a criação de pontos de apoio para receber doações de roupas e cobertores em bom estado de conservação com o propósito de ajudar a garantir a proteção das famílias em situação de vulnerabilidade contra o frio.
Além dos shows musicais, o FIAB conta com a Programação Cultural que ocorre durante o dia com feiras de culinárias e de artesanatos, trilhas ecológicas para cachoeiras e mirantes, esportes radicais como rally para jipeiros e motoqueiros, rappel, voos de parapentes, visitas aos casarões históricos, apresentações de grupos folclóricos e culturais. A programação completa está sendo finalizada e será divulgada nas próximas semanas.