Alagoas ocupa o sexto lugar no ranking de candidatas prefeitas Municípios
Pesquisa da CNM mostra que Alagoas tem 19% do percentual de candidaturas femininas para prefeita
A participação feminina nas eleições municipais de 2024 em Alagoas promete trazer uma nova dinâmica para a política local. Segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados até 26 de agosto de 2024, Alagoas se destaca ao ocupar a sexta posição nacional em termos de percentual de candidaturas femininas para prefeita, com 19% do total de candidaturas no estado.
Esse índice reflete o engajamento crescente das mulheres na política alagoana, com um total de 50 candidatas disputando o cargo de prefeita em 2024. A média nacional de participação feminina é de 15%, sendo que o Nordeste se destaca com 18%, o que coloca Alagoas acima da média regional e nacional.
Perfil das Candidatas
As candidatas a prefeita em Alagoas têm, em média, 47 anos. 72% delas possuem nível superior. Esses números posicionam Alagoas como um estado em que as mulheres candidatas apresentam um perfil de alta qualificação, embora o estado ainda esteja entre aqueles com menores taxas de escolarização entre as candidatas, se comparado a estados como Roraima (91%) e Ceará (88%).
Metade das candidatas alagoanas se declararam brancas e 50% são casadas. Outro dado significativo é que 20% dessas candidatas já exercem o cargo de prefeita e buscam a reeleição.
Apesar dos avanços, a presença feminina ainda enfrenta desafios em Alagoas e em todo o Brasil, onde a representatividade das mulheres na política ainda é significativamente menor que a dos homens. No entanto, o crescimento constante na participação feminina, especialmente em estados como Alagoas, aponta para um futuro onde as mulheres terão cada vez mais voz e poder nas decisões políticas locais.