Alagoas participa em outubro de mobilização nacional de coleta de pneus inutilizados Meio ambiente
Pelo menos 15 municípios polos terão ecopontos para que os demais possam aderir à ação; empresa Reciclanip fará recolhimento sem ônus para os gestores
Alagoas vai realizar no período de 12 a 21 de outubro uma mobilização de coleta de pneus inutilizados que envolverá os municípios polos de Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Pilar, Rio Largo, Maceió, Maragogi, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares, Capela, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Jacaré dos Homens, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. A ação foi reforçada na videoconferência dessa quinta-feira (15), na sede da Defesa Civil estadual, e vai contar com o apoio do Exército, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria do Meio Ambiente e dos gestores municipais.
De acordo com a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Kathleen Moura, o objetivo da ação é evitar o aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor causador da dengue, Chikungunya e Zika, sobretudo no período que antecede o verão, estação em que cresce a incidência das doenças. A Defesa Civil estadual informou que os 102 municípios devem participar da ação, levando os pneus para os municípios listados, para que a empresa Reciclanip, responsável pela coleta, passe nos ecopontos e faça o recolhimento sem qualquer custo para o município.
Na reunião foram definidas as ações que vão acontecer no próximo dia 24 em Girau do Ponciano, município escolhido por critério epidemiológico; incidência de casos e índice de infestação predial. A ação envolverá os agentes comunitários de saúde (ACS); de endemias (ACEs); Secretaria de Educação com a participação de estudantes e educadores; membros da comunidade e movimentos culturais. Na ocasião, será entregue ao município um veículo para dar suporte às atividades de combate ao Aedes.
ASCOM COSEMS