Alagoas vai levar seis trabalhos para a Mostra Brasil Aqui tem SUS Municípios
Arapiraca, Craíbas, Messias, Campo Alegre, Girau do Ponciano e Poço das Trincheiras se destacaram entre mais de 25 inscritos
Os municípios alagoanos inscreveram mais de 25 trabalhos na 13ª Mostra Brasil Aqui tem SUS – 2016, sendo seis classificados para apresentação no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece de 1 a 4 de junho em Fortaleza, Ceará. Pelo edital da mostra, Alagoas poderia selecionar até seis trabalhos com experiências exitosas das respectivas pastas, considerando os critérios de alcance, linha temática, continuidade e intersetorialidade do projeto.
Todos os Conselhos de Secretarias Municipais dos 27 Estados participaram da seleção para a mostra com uma quantidade de trabalho pré-definida proporcionalmente ao número de municípios. De acordo com coordenadora da Assessoria Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems)/Alagoas, Sylvana Medeiros, os trabalhos passaram por avaliação dos apoiadores técnicos.
Foram classificados os com linhas temáticas voltadas à Atenção Básica e Gestão em Saúde. Os selecionados foram “Estratégia de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família: o apoio matricial como modelo de intervenção sistêmica em Saúde para hipertensos e diabéticos”, do município de Arapiraca. Outro que se destacou foi o de Craíbas com a “Informatização das UBS (Unidades Básicas de Saúde) para o fortalecimento e expansão do acesso aos serviços especializados do SUS”.
“Saúde mental em foco na Atenção Primária no município de Messias-Alagoas” foi outro classificado; bem como o de Campo Alegre com o título “Odontologia domiciliar: estratégia para atendimento de pessoas com deficiência”. O trabalho “Regulação humanizada da assistência à Saúde da gestante do município de Girau do Ponciano” e o de Poço das Trincheiras com “O esporte e os jogos motores determinando respeito e limites” também foram classificados. Sylvana ressaltou que, entre as experiências exitosas de todo o país, as 14 que tiverem as maiores notas de avaliação no Congresso, serão selecionadas para premiação.
Segundo ela, constam dos objetivos da Mostra propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem sucedidas no SUS; estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde; dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios; promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.
Os autores e coautores dos trabalhos selecionados receberão certificados no Congresso, mas somente os que vão apresentá-los no evento ficam isentos do pagamento da taxa de inscrição. Os trabalhos serão apresentados e os banners ficarão expostos para apreciação dos congressistas no período de 1 a 4 de junho.
ASCOM