AMA apoia ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Municípios
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) selou uma parceria com o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) e gestores de Assistência Social para apoio às ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece em todo país no dia 18 de maio. A reunião integrada foi presidida pelo prefeito de Capela, Adelmo Calheiros, que representou o presidente da AMA.
O ‘Maio Laranja’ é uma campanha nacional que tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e professores para identificar e denunciar situações de abuso sexual. Os municípios precisam elaborar planos de ações alusivos ao mês com indicações de todas as atividades que serão realizadas ao longo deste período ou durante todo o ano.
O promotor Claudio Malta, do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público, irá disponibilizar uma matriz para elaboração dos planos de trabalho da campanha, cujo prazo final para entrega é dia 16 de maio. Após a matriz preenchida, os planos devem ser encaminhados para o CAOP/MP – Núcleo de Defesa da Infância, através do endereço eletrônico (nucleo.infancia@mpal.mp.br) para serem consolidados e encaminhados para o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
“Porque um assunto que nos causa tanta dor, não causa ação?”, questionou o promotor Claudio Malta, ao relatar o crescimento vertiginoso do número de casos de abusos contra crianças dentro do domicílio familiar, desafiando a sociedade para dar um basta nessa situação.
A presidente do Coegemas, Gizelda Lins, pontuou que os gestores estão comprometidos com a causa e todas as 102 cidades alagoanas terão ações para chamar atenção da sociedade. “É um grande desafio para todos, mas estamos agindo, buscando informações e enfrentando o problema”.